:

O que é o teste de imunofluorescência?

Índice:

  1. O que é o teste de imunofluorescência?
  2. Para que serve a imunofluorescência indireta?
  3. O que é reação de imunofluorescência indireta?
  4. Quais os principais marcadores da imunofluorescência?
  5. Como funciona o teste de imunofluorescência indireta?
  6. O que é imunofluorescência para toxoplasmose?
  7. Quais as vantagens e desvantagens da imunofluorescência direta sobre a indireta?
  8. Como ocorre a detecção de anticorpos através de imunofluorescência indireta?
  9. Quais as vantagens e desvantagens do teste de imunofluorescência?
  10. Qual princípio da imunofluorescência?
  11. Qual o princípio da imunofluorescência?
  12. Como fazer o teste de imunofluorescência indireta?
  13. Quais são as variáveis envolvidas no diagnóstico imuno-histoquímico?
  14. Qual a vantagem dos anticorpos fluorescentes?

O que é o teste de imunofluorescência?

É um exame realizado em material não fixado de biópsias (em geral pele e rim) para demonstrar a presença de imunoglobulinas. Este exame auxilia no diagnóstico e classificação de lesões como glomerulopatias e algumas doenças da pele. A técnica de Imunofluorescência Direta se baseia numa reação antígeno-anticorpo.

Para que serve a imunofluorescência indireta?

A imunofluorescência indireta baseia-se no princípio de uma dupla camada, é utilizada na detecção de anticorpos por antígenos impregnados em uma lâmina, onde se aplica primeiramente um anticorpo específico não fluorescente.

O que é reação de imunofluorescência indireta?

A reação da imunofluorescência indireta, ou técnica de dupla camada, é realizada por antígenos fixados em uma lâmina, onde se aplica primeiro um anticorpo específico não fluorescente.

Quais os principais marcadores da imunofluorescência?

Entre os marcadores mais comumente empregados, podem-se citar os fluorocromos, as enzimas e os compostos radioativos e eletro-opacos. Na leitura das reações de imunofluorescência (IF), devem-se enumerar três formas distintas de fluorescência: específica, não específica e auto- fluorescência.

Como funciona o teste de imunofluorescência indireta?

Imunofluorescência Indireta (não realizada no Laboratório Gilles): Utiliza-se de um substrato contendo o antígeno a ser estudado, por exemplo, bexiga de rato ou pele de prepúcio. Este é incubado com o soro do paciente teste, para saber se tem auto-anticorpos.

O que é imunofluorescência para toxoplasmose?

Pela técnica de imunofluorescência, os anticorpos IgM podem ser dosados 1 a 2 semanas depois do início da infecção, alcançando um pico em 6 a 8 semanas, quando então declinam. Títulos baixos podem persistir por mais de 12 meses. O anticorpo IgG persiste por toda a vida na maioria dos pacientes (Goldsmith15).

Quais as vantagens e desvantagens da imunofluorescência direta sobre a indireta?

Quanto as vantagens, ambas compartilham de uma grande sensibilidade e pouco período de tempo para o resultado final. A principal desvantagem da imunofluorescência está interferência luminosa e o elevado custo da instalação e manutenção dos equipamentos necessários para a aplicação da técnica.

Como ocorre a detecção de anticorpos através de imunofluorescência indireta?

Imunofluorescência Indireta - Princípios do Teste Antígenos expressos em células ou tecidos são fixados em uma superfície/lâmina (fase sólida). O soro do paciente é então adicionado na superfície para que anticorpos contra o antígeno pesquisado se liguem, formando um sítio de ligação antígeno-anticorpo.

Quais as vantagens e desvantagens do teste de imunofluorescência?

Quanto as vantagens, ambas compartilham de uma grande sensibilidade e pouco período de tempo para o resultado final. A principal desvantagem da imunofluorescência é a interferência luminosa e o elevado custo da instalação e manutenção dos equipamentos necessários para sua aplicação.

Qual princípio da imunofluorescência?

Imunofluorescência é definida como uma técnica que possibilita a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares, por meio da utilização de anticorpos específicos, marcados com fluorocromo, capazes de absorverem a luz ultra-violeta (UV), emitindo-a num determinado comprimento de onda, permitindo sua ...

Qual o princípio da imunofluorescência?

  • Imunoperoxidase: Emprega mesmo princípio da imunofluorescência, com a diferença de que utiliza enzima em vez de fluorocromo. A enzima converte o cromógeno (substrato + doador de elétrons) em produto insolúvel (pode ser colorido) que precipita no sítio de reação (sendo visualizado ao microscópio óptico).

Como fazer o teste de imunofluorescência indireta?

  • Teste de imunofluorescência indireta: Empregado para amplificar o sinal e aumentar a sensibilidade. Para pesquisa de Ag: Incubação da célula ou tecido em que se queira pesquisar Ag com o Ac específico, após lavagem, a preparação é incubada com conjugado antiimunoglobulina produzida em outra espécie animal.

Quais são as variáveis envolvidas no diagnóstico imuno-histoquímico?

  • Há diversas variáveis envolvidas na geração de um diagnóstico imuno-histoquímico: dados clínicos, dados morfológicos, fase pré-analítica, fase analítica e fase pós-analítica.

Qual a vantagem dos anticorpos fluorescentes?

  • Esta técnica tem como vantagem possibilitar uma fluorescência mais evidente, uma vez que os anticorpos fluorescentes associam-se somente aos anticorpos primários, além de permite trabalhar com diversos anticorpos primários específicos para distintos tipos de antígenos, sendo capaz de identificar qual a classe a qual o anticorpo pertence.