:

O que é processo inflamatório bacteriano?

Índice:

  1. O que é processo inflamatório bacteriano?
  2. O que significa alterações citológicas?
  3. O que significa alterações inflamatórias inespecíficas?
  4. O que é um processo de inflamação?
  5. Quais os sintomas de uma infecção bacteriana?
  6. Qual a causa da inflamação?
  7. Qual a diferença entre a inflamação e a Crônica?
  8. Qual a função da resposta inflamatória no organismo?
  9. Qual o tratamento adequado para a inflamação?

O que é processo inflamatório bacteriano?

Nesse caso, são as nossas células de defesa que agridem o corpo. No processo inflamatório, ocorre dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado.

O que significa alterações citológicas?

Indica a ausência de células malignas ou pré-malignas, descartando a presença de lesões precursoras do câncer ou cancerígenas.

O que significa alterações inflamatórias inespecíficas?

Quando é "inespecifico " significa que não foi identificado nenhum agente específico, que deu origem a inflamação. Não é "infecção ", pois, nesse caso, haveria um agente. "Negativo para malignidade " , quer dizer que não tem alteração nas células examinadas, está dentro da normalidade.

O que é um processo de inflamação?

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Quais os sintomas de uma infecção bacteriana?

As infecções bacterianas costumam provocar febre alta, acima de 38°C, e sintomas que tendem a piorar com o tempo. Além disso, as doenças causadas por bactérias costumam causar mais dor em um local específico do corpo.

Qual a causa da inflamação?

  • A partir disso inicia-se um processo químico chamado quimiotaxia, no qual as células do sangue são atraídas para a região da lesão para combater os agentes causadores da inflamação, buscando controlar também possíveis sangramentos. Segundo o médico, a inflamação pode ser aguda ou crônica.

Qual a diferença entre a inflamação e a Crônica?

  • Segundo o médico, a inflamação pode ser aguda ou crônica. Os mecanismos de ambas são muito semelhantes e a principal diferença está no tempo de exposição e na intensidade dos sintomas sentidos.

Qual a função da resposta inflamatória no organismo?

  • No organismo humano, a resposta inflamatória ou inflamação tem uma série de funções. A mais conhecida é a de estimular ou ativar o sistema imunológico quando o organismo é invadido por micro-organismos oportunistas e nocivos, como bactérias, vírus e fungos.

Qual o tratamento adequado para a inflamação?

  • O tratamento varia de acordo com a causa da inflamação, então, antes de tomar algum medicamento, é importante procurar um médico, que pode diagnosticar com precisão a causa. “Existem várias medicações com ação anti-inflamatória, e cada uma tem sua indicação e sua contraindicação.