:

O que significa desídia em português?

Índice:

  1. O que significa desídia em português?
  2. Quais são as desídia?
  3. Como provar a desídia do empregado?
  4. O que é desídia art 482 CLT?
  5. Quais as características da desídia?
  6. Quais são os sinais de desídia?
  7. Como ocorre a demissão por desídia?
  8. Quando se diz que o trabalhador desempenha funções com desídia?

O que significa desídia em português?

Desídia consiste num comportamento negligente, usado para representar a atitude de um funcionário que executa suas funções com desleixo, preguiça, desatenção ou má vontade.

Quais são as desídia?

Parte da culpa que se fundamenta no desleixo do desenvolvimento de uma determinada função. Sinônimo de desídia: desleixo, imperícia, incúria, indolência, negligência, ociosidade e preguiça.

Como provar a desídia do empregado?

Comprovação de desídia Para que ela cause uma demissão por justa causa, o empregador precisa comprovar as alegações feitas, seja pelo excesso de faltas e atrasos do funcionário, ou pelo seu descuido nas tarefas desempenhadas.

O que é desídia art 482 CLT?

Desídia. A negligência reiterada ao desempenhar funções, resultando em desleixo, desmazelo, após aplicação das sanções de advertência e suspensão pelo empregador, enseja rescisão por justa causa, como previsto na alínea e do artigo 482 da CLT: “desídia no desempenho das respectivas funções”.

Quais as características da desídia?

  • A ociosidade, a procrastinação excessiva, a falta de compromisso e a tentativa de evitar qualquer tipo de esforço físico ou moral são algumas das características que configuram a desídia.

Quais são os sinais de desídia?

  • Alguns dos principais sinônimos de desídia são: descuido, desleixo, negligência, displicência, descaso, incúria, desinteresse, abandono, indolência, inércia, preguiça, impassibilidade, frouxidão, ignávia e desânimo. Ver também: significado de Ocioso. Data de atualização: 17. Este conteúdo foi útil?

Como ocorre a demissão por desídia?

  • Como acontece a demissão por desídia? A demissão por desídia não é um fato isolado. É uma série de acontecimentos comprovados que resultam na demissão do funcionário. A partir do momento que a desídia é percebida pelo empregador, ele deverá seguir o caminho legal para que possa ser realizada a demissão.

Quando se diz que o trabalhador desempenha funções com desídia?

  • Quando se diz que o trabalhador desempenha as suas respectivas funções com desídia significa que, mesmo após ser comunicado sobre faltas leves no trabalho, continua mantendo desinteresse em corrigi-las. Desta forma, os erros repetitivos do funcionário acabam por representar um prejuízo para a empresa que, por este motivo, pode dispensa-lo.