:

Qual o significado da palavra despende?

Índice:

  1. Qual o significado da palavra despende?
  2. O que significa despender tempo?
  3. Qual é o substantivo de despender?
  4. Como se escreve dispêndio?
  5. O que é ambíguo em português?
  6. O que significa despender dispender?
  7. O que significa despendida?
  8. Qual é o substantivo de decidir?
  9. Qual é o substantivo de empreender?
  10. Quais são os exemplos de despender?
  11. Qual a origem do verbo dispêndio?
  12. Qual o significado do verbo depreender?
  13. Como despender o seu dinheiro?

Qual o significado da palavra despende?

Ocasionar despesas; causar ou ter dispêndios; gastar: despendeu uma grande quantidade de dinheiro na loja de roupas; despendia como se o mundo fosse acabar. Fazer a distribuição de alguma coisa; doar livremente; espalhar: despendia gentilezas aos que sorriam; acabou por despender suas economias com caridade.

O que significa despender tempo?

FRASE CORRETA: Devido ao grande tempo despendido na fase inicial, iremos atrasar o cronograma do projeto. DESPENDIDO é o particípio do verbo DESPENDER. DESPENDER = gastar, consumir; fazer despesas.

Qual é o substantivo de despender?

Despender vem efetivamente do latim dispendere, mas com alteração fonética de dis- em des-, a qual se fixou na norma (cf. ... Todavia, regista-se o substantivo dispêndio, que mantém sem alteração fonética apreciável o prefixo dis- da forma latina donde provém, dispendium (cf. idem e Dicionário Eletrônico Houaiss).

Como se escreve dispêndio?

Significado de Dispêndio substantivo masculino Gasto, despesa, consumo ou valor que se gasta; despesa: dispêndio de dinheiro público.

O que é ambíguo em português?

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. ... Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

O que significa despender dispender?

verbo transitivo direto, bitransitivo e intransitivo Ocasionar despesas; causar ou ter dispêndios; gastar: despendeu uma grande quantidade de dinheiro na loja de roupas; despendia como se o mundo fosse acabar.

O que significa despendida?

adjetivo Que teve muitas despesas; que gastou muito dinheiro: dinheiro despendido em futilidades. Que se distribuiu fartamente; que foi distribuido: o dinheiro tem sido despendido em projetos governamentais. Etimologia (origem da palavra despendido). Part. de despender.

Qual é o substantivo de decidir?

decidir - verbo

decididodecidida
decididosdecididas

Qual é o substantivo de empreender?

substantivo masculino Indivíduo que possui capacidade para idealizar projetos, negócios ou atividades; pessoa que empreende, que decide fazer algo difícil ou trabalhoso. adjetivo Que tem capacidade para empreender, para fazer algo difícil. Etimologia (origem da palavra empreendedor). Empreendido + or.

Quais são os exemplos de despender?

  • Exemplos com despender 1 Ele despendeu todo o dinheiro que tinha em remédios para os seus avós. 2 É importante despendermos tempo com as pessoas que são importantes em nossas vidas. 3 Eu despendi todas as minhas energias tentando te ajudar, já não tenho mais forças! More ...

Qual a origem do verbo dispêndio?

  • O erro ocorre porque se estabelece, erradamente, uma relação com a palavra dispêndio. Contudo, dispêndio tem origem na palavra em latim dispendium, tendo havido evolução pela via culta. O verbo despender é escrito com des na sílaba inicial (des-pen-der) e todas as formas conjugadas do verbo despender são, também, escritas com a sílaba des.

Qual o significado do verbo depreender?

  • O verbo depreender deriva do latim "deprehendere", tendo o sentido de encontrar, perceber, compreender. É o que se pode depreender do balanço das Contas Regionais (PIB por Estados) de 2011, divulgado pelo IBGE na sexta-feira passada.

Como despender o seu dinheiro?

  • (Figurado) Dispersar, liberalizar ou espalhar; espargir. Ninguém é tão prudente em despender o seu dinheiro, como aquele que melhor conhece as dificuldades de o ganhar honradamente. — Marquês Maricá