O que pode causar o excesso de fósforo no organismo?
Índice:
- O que pode causar o excesso de fósforo no organismo?
- O que é fósforo no sangue?
- Para que serve o fósforo?
- Qual é o alimento que contém fósforo?
- Quais são os alimentos que contém fósforo?
- Como ocorre o fósforo elevado no sangue?
- Qual o nível adequado de fósforo no sangue de adultos?
- Quais os valores de referência de fósforo no sangue?
- Como funciona o fósforo sanguíneo?
O que pode causar o excesso de fósforo no organismo?
O excesso de fósforo no organismo pode provocar calcificação cardiovascular, calcificação dos tecidos moles, osteopenia (diminuição da massa óssea), anemia, hipertensão, coceira (pode levar a lesões cutâneas graves) e disfunção sexual, além de confusão mental e sensação de peso nas pernas.
O que é fósforo no sangue?
O Exame Fósforo é usado para avaliar os níveis de fósforo no sangue do paciente. Com ele é possível identificar e acompanhar patologias nos rins ou no trato gastrointestinal. Com o exame fósforo, é possível encontrar problemas como insuficiência renal, menopausa e hipotireoidismo.
Para que serve o fósforo?
Esse elemento exerce diversas funções essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ele está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, participa ativamente do metabolismo dos glicídios e atua na contração muscular.
Qual é o alimento que contém fósforo?
Os principais alimentos ricos em fósforo são as sementes de girassol e de abóbora, as frutas secas, peixes como sardinha, as carnes e os laticínios.
Quais são os alimentos que contém fósforo?
Fósforo:
- Carnes em geral – peixe, frango, porco, boi. ...
- Leite e derivados – queijos, iogurte, doce de leite, sorvete, chocolate.
- Oleaginosas – amendoim, castanha, nozes e avelãs, todas com alto teor de fósforo.
- Ovos.
- Grãos – feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja.
- Refrigerantes a base de cola (alto teor de fósforo)
Como ocorre o fósforo elevado no sangue?
- O fósforo elevado no sangue, também chamado de hiperfosfatemia, pode ser acontecer devido a: Hipoparatireoidismo, já como o PTH se encontra em baixas concentrações, os níveis de cálcio e fósforo no sangue não são regulados adequadamente, já que o PTH é responsável por essa regulação;
Qual o nível adequado de fósforo no sangue de adultos?
- Os níveis adequados de fósforo no sangue de adultos é entre 2,5 e 4,5 mg/dL, valores acima ou abaixo devem ser investigados e a causa tratada pelo médico. O exame de fósforo no sangue é feito por meio da coleta de uma pequena quantidade de sangue em uma artéria do braço.
Quais os valores de referência de fósforo no sangue?
- Valores de referência. Os valores de referência de fósforo no sangue variam de acordo com a idade com o laboratório em que foi realizado o exame, podendo ser: Idade. Valor de referência. 0 - 28 dias. 4,2 - 9,0 mg/dL. 28 dias a 2 anos. 3,8 - 6,2 mg/dL. 2 a 16 anos.
Como funciona o fósforo sanguíneo?
- Quando em excesso, o fósforo sanguíneo liga-se ao cálcio circulante, formando o fosfato de cálcio, uma substância insolúvel que se precipita nos vasos sanguíneos. O resultado final é a calcificação deste vasos, obstruindo o fluxo de sangue.