:

O que é gastrite do antro?

Índice:

  1. O que é gastrite do antro?
  2. O que significa gastrite erosiva de antro?
  3. Quais são as principais características da gastrite enantemática?
  4. Como é o diagnóstico da gastrite enantematosa?
  5. Quais são as formas de gastrite?
  6. Como é possível diagnosticar a gastrite?

O que é gastrite do antro?

A gastrite enantematosa antral significa que a inflamação ocorre na parte final do estômago, podendo ser leve, quando a inflamação ainda está no início, não prejudicando muito o estômago, ou moderada ou severa quando provoca sintomas mais graves.

O que significa gastrite erosiva de antro?

Gastrite erosiva é a erosão da mucosa gástrica causada por dano nas defesas da mucosa. É tipicamente aguda, manifestando-se com sangramento, mas pode ser subaguda ou crônica com poucos ou nenhum sintoma. O diagnóstico é por endoscopia.

Quais são as principais características da gastrite enantemática?

  • A gastrite enantemática pode ser provocada pela presença da bactéria Helicobacter pylori, por doenças autoimunes, pelo consumo de álcool e pelo uso frequente de aspirinas, remédios anti-inflamatórios ou corticoides. Quais são as principais características clínicas da gastrite enantemática?

Como é o diagnóstico da gastrite enantematosa?

  • O diagnóstico da gastrite enantematosa é feito por endoscopia digestiva alta com a presença de vermelhidão da mucosa gástrica, podendo ser este diagnóstico corroborado por análise de biópsias evidenciando infiltrado inflamatório. O exame essencial é o de Endoscopia digestiva alta.

Quais são as formas de gastrite?

  • Outras formas de gastrite podem exibir erosões na mucosa, adelgaçamento do epitélio do estômago, aumento das pregas gástricas, entre outras.

Como é possível diagnosticar a gastrite?

  • O diagnóstico desse tipo de gastrite é confirmado através de um exame chamado endoscopia, através do qual o médico consegue visualizar a parte interna do estômago identificando a inflamação das paredes do órgão. Nos casos em que o médico identifica alterações na mucosa gástrica, pode ser recomendada a realização de biópsia do tecido.