O que é dialética na educação?
Índice:
- O que é dialética na educação?
- Qual é o conceito de dialética?
- O que é uma metodologia dialética?
- Qual o significado da dialética?
- Qual o papel do professor na didática dialética?
- Quem avaliou a dialética?
- Qual o papel da dialética na filosofia?
O que é dialética na educação?
A palavra “dialética” vem do grego. ... Em Sócrates, a dialética era usada como método de ensino para descobrir as contradições do pensamento, provocando no discípulo a eclosão do conhecimento – a maiêutica. Como visão de mundo, como filosofia, a dialética nasceu antes de Sócrates.
Qual é o conceito de dialética?
Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica. Em suma, podemos dizer que a dialética é uma espécie de movimento da argumentação com fundamento no intelecto e na razão.
O que é uma metodologia dialética?
A Metodologia Dialética baseia-se em outra concepção de homem e de conhecimento. Entende o homem como um ser ativo e de relações. De acordo com Vasconcelos (1992), a teoria dialética do conhecimento nos aponta que o conhecimento se dá basicamente em três grandes momentos: a Síncrese, a Análise e a Síntese.
Qual o significado da dialética?
- Significado de Dialética. Dialética é uma palavra com origem no termo em grego dialektiké e significa a arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar. Dialética é um debate onde há ideias diferente, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois.
Qual o papel do professor na didática dialética?
- Assim na didática dialética, nosso papel é mostrar a utilidade dos conhecimentos que eles estão adquirindo, pois os tempos em que o professor simplesmente pregava a matéria para os alunos e estes somente aceitavam está proscrita. Especialista em Biologia Celular e Molecular. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior.
Quem avaliou a dialética?
- Na mesma linha de análise que Aristóteles, Immanuel Kant, considerado o maior filósofo da era moderna, avaliou a dialética como nada mais que uma ilusão, tratando-se do que chamou de "lógica das aparências", por basear-se em aspectos subjetivos, recusando a explicação causal da realidade.
Qual o papel da dialética na filosofia?
- No continente a dialética tem papel fundamental na estrutura filosófica, enquanto na Grã-Bretanha e Estados Unidos a dialética não possui papel claro na filosofia, sendo o positivismo mais relevante. Alguns filósofos como Karl Popper dedicaram-se a mostrar que a dialética levava a aceitação da contradição. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich.