:

O que possui maior calor específico a água ou a areia da praia?

Índice:

  1. O que possui maior calor específico a água ou a areia da praia?
  2. Quem tem maior capacidade termica água ou areia?
  3. O que é o calor específico?
  4. Quanto maior o calor específico de um corpo?
  5. Porque quando chegamos à praia a areia está mais quente do que a água?
  6. Quem apresenta maior calor específico sensível a água ou a areia justifique a sua resposta?
  7. Quem tem maior capacidade térmica?
  8. O que é a capacidade térmica de um corpo?
  9. Para que serve o calor específico?
  10. O que é calor específico exemplo?
  11. Qual o valor do calor específico da água?
  12. Por que a temperatura da Areia é inferior à temperatura da água?
  13. Qual a diferença entre a água e a areia?
  14. Qual a capacidade calorífica de uma substância?

O que possui maior calor específico a água ou a areia da praia?

A partir da tabela, podemos reparar que o calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido.

Quem tem maior capacidade termica água ou areia?

A areia e a água do mar estão submetidas à mesma fonte de calor, o sol, mas a areia fica muito mais quente do que a água. ... Sendo assim, a capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade de calor recebida e da variação de temperatura sofrida por um corpo.

O que é o calor específico?

Calor específico é um dos conceitos da calorimetria que estuda as trocas de energia e os fenômenos relacionados a transferência de calor entre os corpos. Sendo assim, o calor específico é a quantidade de energia necessária para aumentar (ou diminuir) uma unidade de massa de uma substância em um grau.

Quanto maior o calor específico de um corpo?

Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. ... Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura.

Porque quando chegamos à praia a areia está mais quente do que a água?

Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar.

Quem apresenta maior calor específico sensível a água ou a areia justifique a sua resposta?

Da pra concluir que a agua tem maior calor especifico,porque sua temperatura varia menos. Ou seja, para uma mesma quantidade de calor fornecida,para a mesma massa de agua e areia ,o que tiver maior calor especifico tera menor variaçao de temperatura.

Quem tem maior capacidade térmica?

Aqui podemos perceber que, caso existam duas quantidades diferentes de um mesmo material, a maior quantidade apresentará a maior capacidade térmica, ou seja, precisará de uma maior quantidade de energia para sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1 °C.

O que é a capacidade térmica de um corpo?

A capacidade térmica de um corpo tem a ver com a quantidade de energia que este recebe e a variação de temperatura que esta causa no corpo. Suponhamos que um corpo receba ou perca uma quantidade de energia Q sem alterar seu estado de agregação.

Para que serve o calor específico?

O que é o Calor específico: Também chamada de capacidade térmica, esta grandeza indica a quantidade de calor necessária para que uma grama de qualquer substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C, além de indicar o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.

O que é calor específico exemplo?

Define-se o Calor Específico (c) como a quantidade de calor necessária para elevar em 1oC, 1g da substância. Por exemplo, o calor específico da água é igual a 1,0 cal/gºC, significa que é necessário fornecer uma quantidade de calor de 1,0 cal para aquecer 1,0 g de água de 1ºC.

Qual o valor do calor específico da água?

  • O alto valor do calor específico da água influencia a ocorrência de alguns fenômenos meteorológicos, como: A brisa marítima: O fenômeno das brisas é resultado da menor variação de temperatura da água do mar em relação à variação de temperatura da costa.

Por que a temperatura da Areia é inferior à temperatura da água?

  • Ao visitar a praia, percebemos que, durante o dia, a temperatura da água é inferior à temperatura da areia. A partir da tabela, podemos reparar que o calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido.

Qual a diferença entre a água e a areia?

  • Marque a alternativa que explica corretamente o motivo da diferença de temperatura entre as duas substâncias. a) O calor específico da água é muito menor que o da areia, por isso ela não se esquenta facilmente. b) O calor específico da areia é menor que o da água, por isso ela sofre variações de temperatura com maior facilidade.

Qual a capacidade calorífica de uma substância?

  • Assim, quando a capacidade calorífica de uma substância é dada para um mol dessa substância, ela passa a designar-se calor específico molar. Outro conceito que está relacionado com o calor específico é o de capacidade térmica (C).