:

O que são as refrações da questão social?

Índice:

  1. O que são as refrações da questão social?
  2. Qual o significado da questão social?
  3. Quais foram as transformações da questão social?
  4. Quando começou a questão social no Brasil?
  5. Quais são as expressões da questão social?

O que são as refrações da questão social?

O serviço social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a ...

Qual o significado da questão social?

  • Dessa forma, o significado da questão social diz respeito aos fenômenos que ressaltam a diferença entre trabalhadores e capitalistas, no que diz respeito ao acesso a bens socialmente produzidos, como direitos e condições de vida.

Quais foram as transformações da questão social?

  • O mundo capitalista sofreu várias alterações ao longo do século XX e, consequentemente, a Questão Social modificou-se. Pereira (2001) destaca três modelos de organização do Estado durante o século XX: o Estado Liberal, o Welfare State e o Estado Neoliberal, sendo que a adopção de qualquer destes modelos derivou das transformações da Questão Social.

Quando começou a questão social no Brasil?

  • Durante este período, a questão social no Brasil e, no mundo eram tidas como problemas decorrentes do déficit educativo, da falta de planejamento e da fragilidade moral dos indivíduos. Ao longo dos anos 20 e 30 do século passado, a sociedade brasileira começou a admitir que a questão social não fosse uma questão de polícia, mas sim de política.

Quais são as expressões da questão social?

  • São consideradas expressões da questão social fenômenos como o desemprego, o analfabetismo, a fome, a falta de assistência hospitalar, a pobreza e a violência, entre outras.