:

Quais são as regularidades e irregularidades ortográficas?

Índice:

  1. Quais são as regularidades e irregularidades ortográficas?
  2. O que é irregularidade ortográfica?
  3. Quais são as irregularidades ortográficas?
  4. O que são palavras regulares e irregulares?
  5. Quais são as regularidades?
  6. O que é regularidade morfológica gramatical?
  7. O que é uma palavra foneticamente irregular?
  8. O que é regulares contextuais?
  9. O que é grafema exemplos?
  10. O que são palavras irregulares?
  11. Quais são as irregularidades da ortografia?
  12. Qual é a regularidade gramatical?
  13. Qual a regularidade da língua portuguesa?
  14. Quais são as dificuldades da nova reforma ortográfica?

Quais são as regularidades e irregularidades ortográficas?

No caso dessas últimas, a grafia pode ser dividida entre palavras que obedecem a regularidades (em que o conhecimento de uma regra permite antecipar como ela deve ser escrita, até mesmo sem conhecê-la) e as irregularidades (que não seguem qualquer princípio explicativo que justifique sua notação).

O que é irregularidade ortográfica?

Essas palavras são aquelas que não são regidas por regras ortográficas, ou seja, referem-se aos casos em que os fonemas (sons), mesmo em contexto idênticos, podem ser representados por diferentes grafemas.

Quais são as irregularidades ortográficas?

  • - Som de S: Seguro, cidade, auxílio, cassino, piscina, cresça, giz, força e exceto.
  • - Som de G: Girafa, jiló, geração e jeito.
  • - Som de Z: Zebra, casa e exercício.
  • - Som de X: Enxada e enchente.
  • - H inicial: Hora, homem e hino.

O que são palavras regulares e irregulares?

Na ortografia do português temos casos regulares e irregularidades. Nos casos regulares, nossos alunos aprendem compreendendo a regra que permite escrever palavras com segurança. ... Paralelamente, temos também irregularidades que foram definidas pela etimologia da palavra ou pela tradição de uso.

Quais são as regularidades?

Característica de constante, estável, contínuo: regularidade de comportamentos. Conformidade com as leis, com as normas: regularidade do movimento dos corpos celestes. Justa proporção, harmonia: regularidade dos traços. Que é exato, pontual; pontualidade: regularidade das refeições.

O que é regularidade morfológica gramatical?

As regularidades morfológico-gramaticais são princípios que podem ser aplicados ao ensino da ortografia e referem-se à identidade dos grafemas empregados na escrita de palavras com morfemas em comum.

O que é uma palavra foneticamente irregular?

Finalmente seriam consideradas como irregulares as palavras contendo relação fonema-grafema irregulares (palavras do tipo 2 - p. ex.: sela, cebola, gente).

O que é regulares contextuais?

Para Morais (1998), as relações regulares contextuais se referem àquelas em que é possível prever a escrita correta da palavra levando-se em consideração o contexto, isto é, a posição que a letra ocupa na palavra ou a letra subseqüente.

O que é grafema exemplos?

Grafema é letra, símbolo gráfico utilizado para constituir palavras. ... O grafema é a representação gráfica do fonema. Na palavra “casa”, temos 4 letras e 4 fonemas, mas em “guerra” temos 6 letras e 4 fonemas.

O que são palavras irregulares?

Verbos irregulares são aqueles que apresentam algumas formas conjugadas de maneira diferente da conjugação considerada padrão (a dos verbos regulares). Essa mudança pode ocorrer no radical da palavra ou na flexão.

Quais são as irregularidades da ortografia?

  • No caso das regularidades, o mote é a observação e a reflexão sobre elas. Entre as irregularidades, o caminho é trabalhar estratégias para a memorização da grafia das palavras de maior uso. "Antes se aprendia que ‘se escrevia assim’ e se decorava simplesmente a ortografia.

Qual é a regularidade gramatical?

  • A segunda é a regularidade morfológico-gramatical , onde se encaixam as palavras cuja grafia é ligada à sua natureza gramatical (como o uso do Z e não do S nos substantivos "realeza" e "beleza", que são derivados de adjetivos; ou do SS e não do S ou do C em "falasse" e "partisse" por serem flexões de verbos no imperfeito do subjuntivo).

Qual a regularidade da língua portuguesa?

  • Natural. A Língua Portuguesa tem muitas palavras que não obedecem a nenhuma regra. A regularidade existe quando é possível prever a escrita de um termo sem nunca tê-lo visto graças a normas que se aplicam a todos ou a muitos casos - como ocorre com o uso do R em "carro".

Quais são as dificuldades da nova reforma ortográfica?

  • Com a aprovação da Nova Reforma Ortográfica, que entrou em vigor em 2009, novas dificuldades surgiram. A exclusão do trema e do acento agudo em alguns casos, por exemplo, pode confundir quem está aprendendo a escrever.