:

Qual é o conceito de higiene e profilaxia?

Índice:

  1. Qual é o conceito de higiene e profilaxia?
  2. O que se entende por higiene?
  3. O que é higiene e profilaxia animal?
  4. O que quer dizer profilático?
  5. O que você entende por higiene pessoal?
  6. Quais são as formas de profilaxia?
  7. Qual a importância da profilaxia?
  8. Quais são os tipos mais comuns de profilaxia?
  9. Como evitar problemas com a profilaxia?
  10. Qual a profilaxia pós-exposição?

Qual é o conceito de higiene e profilaxia?

Profilaxia é o termo utilizado para denominar as medidas utilizadas na prevenção ou atenuação de doenças. Hábitos corriqueiros de higiene, como lavar as mãos e refrigerar os alimentos, são algumas das profilaxias mais comuns. Esses atos são consideradas profilaxias pois atuam na eliminação dos micro-organismos.

O que se entende por higiene?

Higiene consiste em um conjunto de regras e técnicas referentes à preservação da saúde e prevenção de doenças no organismo do ser humano, através da limpeza, desinfecção e conservação de instrumentos, espaços e objetos.

O que é higiene e profilaxia animal?

Higiene, sanidade animal, agentes etiológicos das principais doenças que afetam os rebanhos de interesse econômico, medidas profiláticas aplicadas ao ambiente produtivo, à água utilizada nas criações animais e ao alimento de consumo humano e animal.

O que quer dizer profilático?

Profilático refere-se a profilaxia e significa preventivo, sendo utilizado para designar algo capaz de prevenir ou atenuar determinada doença (medidas/ações profiláticas, tratamento profilático).

O que você entende por higiene pessoal?

A higiene corporal é um conjunto de cuidados que as pessoas devem ter com seu corpo para ter melhores condições de bem-estar e saúde mental. Consiste em medidas que garantem a limpeza do corpo, da mente e do ambiente, a fim de garantir a qualidade de vida das pessoas.

Quais são as formas de profilaxia?

Higiene e profilaxia

  • lavar e enxaguar as mãos sempre após utilizar o banheiro;
  • evitar levar as mãos à boca ou roer e mastigar unhas;
  • não mastigar lápis, caneta ou outros objetos;
  • não coçar os olhos, mesmo depois de lavar as mãos;
  • sempre lavar e higienizar as mãos após espirrar ou tossir;

Qual a importância da profilaxia?

  • A profilaxia (gr. prophýlaxis = precaução) é então, diversas medidas de como lavar as mãos, usos de antibióticos e medicamentos. O técnico em enfermagem deve preparar-se para ministrar tratamentos adequados e orientar a prevenção para evitar novas contaminações.

Quais são os tipos mais comuns de profilaxia?

  • Também é interessante compreender quais são os tipos mais comuns de profilaxia, como é o caso da profilaxia dentária, da profilaxia pós-exposição, da quimioprofilaxia, da profilaxia da malária e da dengue. Confira agora os detalhes de alguns desses processos profiláticos e seus objetivos.

Como evitar problemas com a profilaxia?

  • Por meio destes e de outros hábitos simples de higiene, que têm papel de profilaxia no dia a dia, é possível evitar uma grande quantidade de doenças que, em caso contrário, podem causar problemas sérios à saúde e acarretar complicações maiores.

Qual a profilaxia pós-exposição?

  • A chamada profilaxia pós-exposição é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV na sigla em inglês), hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Ela consiste no uso de medicamentos específicos, com intuito de reduzir o risco de contração dessas infecções.