:

O que é dolo de terceiro grau?

Índice:

  1. O que é dolo de terceiro grau?
  2. Quais os graus do dolo?
  3. O que é dolo específico do agente?
  4. O que é o dolo indireto?
  5. O que vem a ser dolo eventual de um exemplo?
  6. O quê dolo de 1 grau?
  7. O que vem a ser dolo direto e dolo indireto?
  8. O que é dolo genérico exemplo?

O que é dolo de terceiro grau?

(M) Dolo de terceiro grau: temos doutrina reconhecendo, ainda, o dolo de terceiro grau, consistente na consequência da consequência necessária. Cita-se, como exemplo, alguém, querendo matar o piloto de um avião, coloca uma bomba para explodir a ae- ronave no ar, tendo, entre os passageiros, uma mulher grávida.

Quais os graus do dolo?

O dolo direto ou de primeiro grau é aquele que se relaciona ao objetivo principal do crime desejado pelo agente; enquanto que o dolo indireto (ou direto de segundo grau) é aquele que recai sobre um efeito colateral típico decorrente do meio escolhido pelo agente.

O que é dolo específico do agente?

Dolo específico: é a vontade de praticar a conduta típica, porém com uma especial finalidade.

O que é o dolo indireto?

Dolo indireto ou indeterminado¸ por sua vez, é aquele em que o agente não tem a vontade dirigida a um resultado determinado. Subdivide-se em dolo alternativo e em dolo eventual. ... Se ferir, responderá por tentativa de homicídio – em caso de dolo alternativo, o agente sempre responderá pelo resultado mais grave.

O que vem a ser dolo eventual de um exemplo?

Dolo eventual ocorre quando se assume o risco de que o crime ocorra. Um exemplo é dirigir a 200km/h na Avenida Paulista. ... Se ele mata alguém, então pode ser enquadrado no homicídio com dolo eventual pois assumiu o risco de causar a morte de alguém.

O quê dolo de 1 grau?

O dolo direto de primeiro grau é aquele em que o agente tem por objetivo a realização integral do tipo penal. ... Não se trata de assunção de risco (dolo eventual), mas de consciência absoluta dos efeitos colaterais e a aderência psíquica do autor a esses efeitos.

O que vem a ser dolo direto e dolo indireto?

O dolo direto ou determinado configura-se quando o agente prevê um resultado, dirigindo sua conduta na busca de realizá-lo. Já no dolo indireto ou indeterminado, o agente, com a sua conduta, não busca resultado certo e determinado. O dolo indireto possui suas formas, quais sejam, dolo alternativo e dolo eventual.

O que é dolo genérico exemplo?

4.5. O dolo genérico consistia na vontade de praticar a conduta típica, sem nenhuma finalidade específica. Assim, no crime de homicídio, basta a intenção de matar alguém, pouco importando o motivo para configurar do tipo, na modalidade simples.