Qual a diferença entre custo histórico e custo corrente?
Índice:
- Qual a diferença entre custo histórico e custo corrente?
- O que é o custo corrente?
- O que é o custo histórico?
- Quais as variações do custo histórico?
- Qual a diferença entre custo histórico custo histórico corrigido e custo de reposição?
- O que diz o principio do custo histórico?
- O que é valor recuperável?
- Qual a diferença entre custo de reposição e custo corrente?
- O que é o custo amortizado?
- O que é transação ordenada?
- Como definir os custos fixos e os custos variáveis?
- Qual a variação do custo histórico?
- Qual a diferença entre custo histórico e valor justo?
- Quais são os custos fixos da empresa?
Qual a diferença entre custo histórico e custo corrente?
O custo corrente representa o preço de reposição para o mesmo ativo ou ativo equivalente (HENDRIKSEN; VAN BREDA, 1999). Ilustrativamente, pode-se afirmar que na ocasião da aquisição do bem, o custo histórico é igual ao custo corrente.
O que é o custo corrente?
Valores em dinheiro ou equivalentes em dinheiro que teriam de ser pagos se o ativo ou ativos equivalentes fossem adquiridos presentemente.
O que é o custo histórico?
Os custos históricos representam quanto a entidade efetivamente pagou por determinado ativo. Portanto, os ativos são mensurados pelos valores pagos na época da aquisição, tendo, assim, uma relação direta com o Fluxo de Caixa.
Quais as variações do custo histórico?
São variações do custo histórico: custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária.
Qual a diferença entre custo histórico custo histórico corrigido e custo de reposição?
Custo Histórico ou Original- Refere ao valor original (inicial) da transação, ou seja, rege que estes devem ser registrados e mensurados conforme seu valor/ custo inicial. ... Custo de Reposição- Refere-se ao valor de aquisição de um ativo, visando substituir um outro de características semelhantes num determinado período.
O que diz o principio do custo histórico?
Princípio do Custo Histórico Como Base de Valor O Custeio por Absorção, por exemplo, se utiliza deste princípio ao valorizar os estoques e o custo dos produtos vendidos pelo valor de aquisição, sem aplicar correção inflacionária ou outro fator que reflita a valorização em tempo oportuno.
O que é valor recuperável?
Valor recuperável de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor líquido de venda de um ativo e seu valor em uso. ... Perda por desvalorização é o valor pelo qual o valor contábil de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável.
Qual a diferença entre custo de reposição e custo corrente?
Custo Corrente avaliará os ativos no momento em que as demonstrações contábeis serão apresentadas, como se estes fossem adquiridos nesta data, enquanto que o Custo de Reposição avaliará o momento em que estes ativos serão adquiridos e vendidos para geração de receita.
O que é o custo amortizado?
Custo amortizado de um activo financeiro ou de um passivo financeiro: é a quantia pela qual o activo financeiro ou o passivo financeiro é mensurado no reconhecimento inicial, menos os reembolsos de capital, mais ou menos a amortização cumulativa, usando o método do juro efectivo, de qualquer diferença entre essa ...
O que é transação ordenada?
A transação 15 Uma mensuração do valor justo presume que o ativo ou passivo é trocado em uma transação ordenada entre participantes do mercado para a venda do ativo ou a transferência do passivo na data de mensuração sob condições atuais de mercado.
Como definir os custos fixos e os custos variáveis?
- Os custos fixos e os custos variáveis Existem duas formas de definir os custos: custos fixos e custos variáveis. Os custos fixos são caracterizados pela constância ao longo do tempo. Como o próprio nome diz, são custos fixos, o que significa que se mantêm constantesindependentemente do volume da produção ou de vendas.
Qual a variação do custo histórico?
- II – Variação do custo histórico. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores: a) Custo corrente.
Qual a diferença entre custo histórico e valor justo?
- A principal diferença entre custo histórico e valor justo é que enquanto o valor dos ativos não circulantes é avaliado ao preço gasto para adquirir os ativos sob custo histórico, os ativos são apresentados com uma estimativa do valor de mercado ao usar o valor justo. 1. Visão geral e diferença de chave 2. O que é custo histórico
Quais são os custos fixos da empresa?
- São considerados como custos fixos: serviços de segurança, planos de telefonia, aluguel, manutenção de equipamentos, etc. Já oscustos variáveis costumam acompanhar a demanda do produto na empresa.