:

O que vem depois da inspeção judicial?

Índice:

  1. O que vem depois da inspeção judicial?
  2. O que é inspeção judicial na Justiça Federal?
  3. O que é Inspeção judicial INSS?
  4. O que quer dizer despacho vistos em inspeção?
  5. Quais são as duas maneiras pelas quais se pode realizar a inspeção judicial?
  6. Quais as principais mudanças do novo CPC com relação a inspeção judicial?
  7. O que diferencia a prova pericial da inspeção judicial?
  8. O que significa autos em inspeção?
  9. Qual é a inspeção judicial?
  10. Qual o prazo de suspensão do processo e da prescrição?
  11. Como pode ser realizada a inspeção fora do Juízo?
  12. Quais são as hipóteses de suspensão de prazo?

O que vem depois da inspeção judicial?

O que se exige é a ciência antecipada acerca do local e da data da realização da inspeção. Concluída a diligência, o juiz mandará lavrar auto circunstanciado, mencionando nele tudo quanto for útil ao julgamento da causa (art. 484, CPC/2015).

O que é inspeção judicial na Justiça Federal?

A inspeção judicial busca a eficiência e aprimoramento dos juízos e serviços administrativos, judiciários e cartorários que lhes são afetos, bem assim a troca de experiências (art. 1º da Resolução nº 496, do Conselho da Justiça Federal, de 13-02-2006).

O que é Inspeção judicial INSS?

Assim como no Processo Civil, a inspeção judicial no processo do trabalho é ato processual que consiste numa diligência para verificação que apresente grande relevância para o esclarecimento do processo, feita pessoalmente pelo juiz, através de análise sensorial.

O que quer dizer despacho vistos em inspeção?

É meio de prova que se concretiza com o ato de percepção pessoal do juiz, com um ou alguns dos seus sentidos, das propriedades e circunstâncias relativas a pessoa ou coisa (móveis, imóveis e semoventes). O objetivo da inspeção é esclarecer o magistrado sobre fato que interesse à decisão da causa.

Quais são as duas maneiras pelas quais se pode realizar a inspeção judicial?

A hipótese mais comum é aquela na qual o juiz toma conhecimento dos fatos de forma indireta, por meio do depoimento de uma testemunha, da inquirição de um perito ou da apresentação de documentos pelas partes.

Quais as principais mudanças do novo CPC com relação a inspeção judicial?

O novo Código estabelece que em todas as ações que tratem de direitos dos quais as partes possam dispor, o Juiz deverá realizar uma audiência de conciliação antes da apresentação de defesa pelo Réu. Somente com o encerramento da audiência, não tendo havido transação, terá inicio o prazo para contestação (art.

O que diferencia a prova pericial da inspeção judicial?

Portanto, a diferença é que a Prova Pericial é feita por um perito e a Inspeção Judicial, por um juiz. ... Prova Pericial: Prova baseada em investigações de peritos, através de métodos técnicos. Inspeção Judicial: Investigação pessoal do juiz.

O que significa autos em inspeção?

É meio de prova que se concretiza com o ato de percepção pessoal do juiz, com um ou alguns dos seus sentidos, das propriedades e circunstâncias relativas a pessoa ou coisa (móveis, imóveis e semoventes). O objetivo da inspeção é esclarecer o magistrado sobre fato que interesse à decisão da causa.

Qual é a inspeção judicial?

  • A inspeção judicial, ao contrário, é forma pela qual o juiz toma ciência dos fatos diretamente, ou seja, por uma atuação própria e sem qualquer influência de outras pessoas. A inspeção é meio de prova subsidiário.

Qual o prazo de suspensão do processo e da prescrição?

  • A questão do prazo de suspensão do processo e da prescrição suscita divergências na doutrina. Uma primeira corrente adota o entendimento contido na alternativa A, qual seja, de que o prazo máximo da suspensão é o prazo máximo de prescrição admitida pelo Código Penal.

Como pode ser realizada a inspeção fora do Juízo?

  • A inspeção realizada fora do juízo constitui exceção. Pode o juiz dirigir-se até onde se encontre a coisa ou a pessoa quando aquela, pela sua natureza (bem imóvel, por exemplo), não puder ser transportada à sede do juízo, ou, se puder, venha acarretar despesas ou graves dificuldades (art. 483, CPC/2015 ).

Quais são as hipóteses de suspensão de prazo?

  • Como você pôde perceber, as hipóteses de suspensão de prazo são muitas, mesmo que ocorram em situações excepcionais. Isso não significa que o advogado deve desconsiderá-las. Muito pelo contrário! O sucesso no acompanhamento de processos judiciais demanda compreensão e bom uso de todas as regras disponíveis.