:

O que pode alterar a crioscopia do leite?

Índice:

  1. O que pode alterar a crioscopia do leite?
  2. Como é feita a análise de crioscopia do leite?
  3. O que é Crioscópia no leite?
  4. Qual o ponto de congelamento do leite?
  5. Quais as principais fraudes no leite?
  6. O que causa cloreto no leite?
  7. Por que as análises de densidade e crioscopia podem indicar a adição de água no leite?
  8. Como é feito teste de água no leite?
  9. Quais são as fraudes do leite?
  10. Para que serve o teste de Alizarol no leite?

O que pode alterar a crioscopia do leite?

A composição da ração e a acesso a água também são fatores que podem influenciar o ponto de congelamento do leite. ... Quando os animais têm acesso restrito à água o ponto de congelamento diminui, reestabelecendo os valores da normalidade após 3 a 4 dias quando os animais voltaram a ter acesso irrestrito a água.

Como é feita a análise de crioscopia do leite?

O teste é realizado em um aparelho denominado crioscópio, no qual a amostra do leite é congelada e o ponto de congelamento é lido em um termômetro muito preciso.

O que é Crioscópia no leite?

O índice crioscópico é a medida do ponto de congelamento ou da depressão do ponto de congelamento (DPC) do leite em relação ao da água. É uma prova utilizada principalmente para se detectar fraude por adição de água ao leite.

Qual o ponto de congelamento do leite?

Embora denominada constante física, o ponto de congelamento do leite íntegro varia dentro de limites estreitos, e a grande maioria das amostras individuais de vacas fica entre -0,525 ºH e -0,565 ºH (- 0,503 ºC e -0,541 ºC), sendo a média muito próxima de -0,540 ºH (-0,517 ºC) (Bradley Jr., 2010).

Quais as principais fraudes no leite?

As principais fraudes no leite são:

  • Adição de água.
  • Adição de reconstituintes.
  • Adição de conservantes.
  • Adição de neutralizantes.

O que causa cloreto no leite?

Alguns fatores podem influenciar no teor de cloretos presente no leite, tais como diferenças individuais, alimentação, estado de hidratação, raça, espécie, número de lactações, variações diurnas, estágio de lactação, sazonalidade, além de alterações patológicas.

Por que as análises de densidade e crioscopia podem indicar a adição de água no leite?

Dessa forma, a aguagem em leite ácido é uma fraude de difícil detecção se houver correção da densidade. Algumas substâncias não possuem efeito direto na densidade ou crioscopia, mas servem para recompor a composição proteica do leite. A adição de água também dilui a concentração de proteínas.

Como é feito teste de água no leite?

A crioscopia é feita por meio de um aparelho chamado crioscópio, podendo ser manual, mecânico ou eletrônico. Por intermédio da microscopia podemos estimar a quantidade de água adicionada ao leite. O ponto crioscópico do leite situa-se na faixa entre -0,55 a -0,53ºC.

Quais são as fraudes do leite?

Podemos dividir as fraudes no leite em quatro grandes grupos: alteração intencional na composição do leite, falhas na pasteurização, mistura de leites de espécies diferentes e fraudes de rotulagem.

Para que serve o teste de Alizarol no leite?

A análise do alizarol tem o objetivo de estimar indiretamente a acidez do leite que será analisado. A legislação determina que a concentração mínima alcoólica utilizada deve ser de, no mínimo, 72% e a normalidade do leite tem que ser estável ao alizarol para que o leite seja captado pelo caminhão de coleta.