:

O que é exigibilidade do ISS?

Índice:

  1. O que é exigibilidade do ISS?
  2. Como destacar o ISS na nota fiscal de serviço?
  3. Como tirar o ISS da nota?
  4. Quando devo reter ISS na nota fiscal de serviço?
  5. O que é ISS eletrônico?
  6. Como alterar alíquota de ISS?
  7. Quando descontar ISS na nota fiscal?
  8. Quem deve contribuir com o ISS?
  9. Qual o valor do ISS?
  10. Quem tem obrigação de recolher o ISS?
  11. Qual a alíquota do ISS?

O que é exigibilidade do ISS?

Exigibilidade do ISS. – Exigível (Tributado, Simples Nacional, MEI). Se for selecionado este tipo de exigibilidade do ISS, será necessário informar o município de incidência do ISS, ou seja, o município onde o ISS calculado será devido. – Não incidência.

Como destacar o ISS na nota fiscal de serviço?

Quando a empresa está no Simples Nacional, o ISS sai "zerado" na Nota Fiscal Eletronica. O mesmo é recolhido no DAS. Se o ISS é retido, ele acaba saindo destacado na NFS-e, para que o tomador faça o recolhimento.

Como tirar o ISS da nota?

Nos casos de prestações de serviços registradas em Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), Nota Fiscal Eletrônica do Tomador/Intermediário de Serviços (NFTS) ou Declaração do Plano de Saúde (DPS), a guia de recolhimento do ISS deverá ser emitida diretamente na página da NFS-e.

Quando devo reter ISS na nota fiscal de serviço?

A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório).

O que é ISS eletrônico?

O ISS Eletrônico é um sistema que moderniza e facilita, por meio da tecnologia, a relação entre o município e o contribuinte, agilizando a escrituração fiscal, a emissão de notas fiscais e o recolhimento do imposto.

Como alterar alíquota de ISS?

Veja como é fácil:

  1. 1 - Dentro de seu eNotas, vá no Perfil de usuário (1) e depois em Empresa (2)
  2. 2 - Em seguida, acesse Alterar cadastro.
  3. 3 - No cadastro de sua empresa, na aba Dados municipais (1), basta alterar o valor do campo Alíquota ISS (2) e Salvar (3) Pronto!

Quando descontar ISS na nota fiscal?

A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório).

Quem deve contribuir com o ISS?

  • Quem deve contribuir com o ISS? O ISS é pago pelas empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos. Aqueles que se encaixam no primeiro caso deverão recolher o ISS, além dos demais impostos – como IR, PIS, COFINS, contribuição social ou, substituídos pelo Simples Nacional, caso optante.

Qual o valor do ISS?

  • O Valor do ISS é definido de acordo com a natureza da operação, a opção pelo Simples Nacional, o regime especial de tributação e o ISS Retido, e será sempre calculado, exceto nos casos previstos em lei. A alíquota do ISS é definida pela legislação municipal.

Quem tem obrigação de recolher o ISS?

  • As empresas, além de recolher o ISS, têm obrigação de efetuar o pagamento de outros impostos. Entre eles estão o Imposto de Renda (IR), o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), a Contribuição Social, ou o Simples, nos casos em que couber.

Qual a alíquota do ISS?

  • A alíquota do ISS é definida pela legislação municipal. Quando a NFS-e é tributada fora do município em que está sendo emitida, a alíquota será informada pelo contribuinte.