:

O que significa a reminiscência?

Índice:

  1. O que significa a reminiscência?
  2. Qual o significado de reminiscência na filosofia?
  3. Qual o sinônimo de reminiscências?
  4. O que é a anamnese ou reminiscência?
  5. O que é reminiscência na psicanálise?
  6. O que é reminiscência na psicologia?
  7. O que é reminiscência para Freud?
  8. Qual significado da palavra metempsicose?
  9. O que significa teoria de anamnese?
  10. Como a memória faz parte da filosofia platônica?
  11. Qual o conceito de reminiscência?
  12. Qual a reminiscência do meu passado?
  13. Qual o conceito de reminiscência em psicanálise?
  14. Qual é a terapia da reminiscência?

O que significa a reminiscência?

Lembrança vaga e quase apagada. 3. Coisa de que se guardou memória inconscientemente.

Qual o significado de reminiscência na filosofia?

Significado de Reminiscência [Filosofia] Platão. Recordação de uma verdade observada pela alma no momento da desencarnação e, quando retomada pela consciência, pode ser a eminência da base de toda sabedoria ou do conhecimento humano.

Qual o sinônimo de reminiscências?

6 sinônimos de reminiscência para 2 sentidos da palavra reminiscência: 1 lembrança. 2 anamnese, memória, recordação, relembrança, rememoração.

O que é a anamnese ou reminiscência?

A reminiscência é também conhecida como anamnese e se trata de uma recordação pouco precisa ou vaga de um acontecimento. Esse termo também pode ser usado para designar um parte ou fragmento de algo que já não existe mais ou mesmo para quando uma pessoa se recorda de maneira inconsciente.

O que é reminiscência na psicanálise?

A reminiscência é uma expressão da memória que recusa o saber inconsciente. O tratamento poderia se resumir no percurso que vai da memória sintomática à memória com saber inconsciente. Essa concepção liga indissoluvelmente sintoma, memória e trauma.

O que é reminiscência na psicologia?

A Terapia de Reminiscência baseia-se na recuperação de memórias que a pessoa tem do seu passado – as suas memórias autobiográficas – e é bastante utilizada em pessoas com demência.

O que é reminiscência para Freud?

Por isso, Freud considera que os histéricos sofrem de reminiscência, ou seja, sofre com as lembranças que ficam na memória do sujeito, pois “não são as experiências em si que agem do modo traumático, mas a revivescência como lembrança depois que o sujeito ingressa na maturidade sexual”.

Qual significado da palavra metempsicose?

1. [ Filosofia, Religião ] Transmigração das almas de uns para outros corpos.

O que significa teoria de anamnese?

Platão é também famoso por sua “teoria da anamnese” (reminiscência), de acordo com a qual muitos de nossos conhecimentos não são adquiridos através da experiência, mas já conhecidos pela alma na ocasião do nascimento, uma vez que a experiência serve apenas para ativar a memória.

Como a memória faz parte da filosofia platônica?

Para Platão, a memória é pensada a partir de dois tempos, o da inscrição do traço e o de sua reminiscência, a relação que o traço mantém com a percepção é, desde então, problematizada. O filósofo grego, com o intuito de preservar uma memória inteligível, distancia-a de sua conexão com a realidade sensível.

Qual o conceito de reminiscência?

  • Para Platão, esse processo pode ser conhecido como uma rememoração, ou seja, recordações de lembranças ou conhecimentos que outrora foram contemplados, antes da alma ser encarcerada num corpo físico. Ainda se tratando desse conceito, a reminiscência não é vista como uma forma de inovar a construção do conhecimento por meio de uma intervenção ...

Qual a reminiscência do meu passado?

  • Uma reminiscência é a representação mental de uma situação, um feito ou outra coisa que teve lugar no passado. Exemplos: “Este aroma traz-me reminiscências dos meus dias de escola”, “Não consigo ter nem sequer uma reminiscência daqueles tempos”, “Ao vê-la entrar no bar, uma reminiscência atravessou a minha mente e senti-me jovem outra vez”.

Qual o conceito de reminiscência em psicanálise?

  • Embora Freud tenha dito que foi fortemente influenciado pela teoria das reminiscências de Platão, o conceito de reminiscência em psicanálise é diverso do de Platão, ao menos em suas consequências práticas. Podemos entender de modo simples a reminiscência (em alemão Reminiszenzen) como uma lembrança que está afastada da consciência.

Qual é a terapia da reminiscência?

  • Temos ainda o que é conhecido como “terapia da reminiscência” que se trata de uma terapia usada mais em pessoas idosas com problemas de demência. Essa terapia visa a recuperação das memórias. Essa é uma ferramenta que tem ajudado muitas pessoas a melhorarem sua autoestima e qualidade de vida no geral sem a necessidade do uso de fármacos.