:

O que quer dizer a palavra homologado?

Índice:

  1. O que quer dizer a palavra homologado?
  2. O que significa homologar um documento?
  3. O que é homologar um processo?
  4. O que significa processo em homologação judicial?
  5. Como escreve homologado?
  6. O que é Homologação de Empresa?
  7. Quanto tempo leva para o juiz homologar um acordo?
  8. Qual o significado do verbo homologar?
  9. Qual é a homologação?
  10. Qual a origem da palavra homólogo?
  11. Como homologar um acordo?

O que quer dizer a palavra homologado?

1. [ Direito ] Aprovar, confirmar por autoridade judicial ou administrativa. 2.

O que significa homologar um documento?

Ato ou efeito de homologar, isto é, ato pelo qual a autoridade judicial ou administrativa confirma ou ratifica atos particulares, a fim de instituir força executória ou até mesmo validade jurídica ao mesmo.

O que é homologar um processo?

Uma homologação consiste em ato administrativo por meio do qual um órgão ou autoridade que tem poder de decisão jurídica aceita um pedido feito por algum requerente.

O que significa processo em homologação judicial?

Homologação, na esfera jurídica, trata-se da etapa de confirmação, aprovação ou reconhecimento de algo. Quando se diz que o processo foi homologado, significa que foi aceito e que tornou-se oficialmente válido.

Como escreve homologado?

Significado de Homologado adjetivo Que foi decretado, estabelecido ou reconhecido oficialmente: o concurso foi homologado. Etimologia (origem da palavra homologado). Part. de homologar.

O que é Homologação de Empresa?

Todo empregado que é demitido ou pede demissão de uma empresa na qual trabalhou por mais de um ano precisa fazer a rescisão do contrato de trabalho, também chamada de homologação, na presença de um representante do sindicato da categoria ou do Ministério do Trabalho.

Quanto tempo leva para o juiz homologar um acordo?

No prazo de quinze dias a contar da distribuição da petição, o juiz analisará o acordo, designará audiência se entender necessário e proferirá sentença. Art.

Qual o significado do verbo homologar?

  • Homologar é um verbo transitivo, que se conjuga da mesma forma que o verbo largar. Homologar significa estabelecer sentença de validade de algum processo pleiteado, é a aceitação de um pedido. Homologar uma rescisão de contrato de trabalho é um processo que deve ser assistido pelo sindicato competente, que irá orientar e esclarecer o ...

Qual é a homologação?

  • Homologação nada mais é do que o ato de homologar algo. É uma confirmação ou aprovação de uma determinação cedida por uma autoridade. Relacionado diretamente à área jurídica, o termo também pode se referir a processos de auditoria, que geralmente buscam erros ou incoerências em ações de instituições públicas ou privadas.

Qual a origem da palavra homólogo?

  • Acrescente-se que a palavra homólogo vem do «gr [ego] homólogos,os,on, "que fala, concorda com, que convém com ou a, concordante, harmônico, membros correspondentes de uma proporção, convencionado, convencional"» ( Dicionário Houaiss ).

Como homologar um acordo?

  • Neste caso, antes de homologar, o juiz verificará se não existe no conteúdo do acordo elementos ilícitos, pois o Direito não tutela (ampara) coisa ilegal. Logo, não se homologar ia um acordo onde o devedor pagaria seu credor com 500 gramas de cocaína, pois este entorpecente é juridicamente considerado ilícito.