:

Qual é o conceito de galáxia?

Índice:

  1. Qual é o conceito de galáxia?
  2. Qual é a origem do termo galáxia?
  3. Qual o sinônimo da palavra galáxia?
  4. Qual a definição de universo e galáxia?
  5. Como se chama a galáxia em que vivemos?
  6. Qual o sinônimo de universo?
  7. Qual é o nome da nossa galáxia?
  8. O que representa o Universo?
  9. Quais são as galáxias?
  10. Quais são as galáxias ativas?
  11. Quais são os aglomerados de galáxias?
  12. Qual a classificação das Galáxias espirais?

Qual é o conceito de galáxia?

As galáxias são gigantescos sistemas formados por bilhões de estrelas. Algumas contêm grande quantidade de gás e poeira , formando estruturas de braços espirais, onde novas estrelas são formadas . O diâmetro típico das galáxias, como a nossa Via-Láctea, é de 100.000 Anos Luz .

Qual é a origem do termo galáxia?

Galáxia é uma palavra que deriva do termo grego galaxias kyklos que significa "círculo leitoso". Uma galáxia é um gigantesco sistema formado por milhões, bilhões ou trilhões de estrelas e outros corpos celestes, que permanecem ligados entre si devido às interações gravitacionais.

Qual o sinônimo da palavra galáxia?

1 Via-láctea.

Qual a definição de universo e galáxia?

No entanto, cada planeta apresenta uma gravidade própria, os quais giram em torno de uma estrela. Galáxias: conjunto de planetas, estrelas e gases. O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. ... Estrelas: corpos celestes esféricos formado de plasma e que possuem luz e calor próprio, por exemplo, o Sol.

Como se chama a galáxia em que vivemos?

A Via Láctea é a galáxia de formato espiral em que o Sistema Solar está localizado.

Qual o sinônimo de universo?

cosmo 1 cosmo, cosmos, macrocosmo, metagaláxia, sistema solar.

Qual é o nome da nossa galáxia?

Via Láctea A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

O que representa o Universo?

Em astronomia, a definição que é apresentada para universo diz respeito a, absolutamente, tudo que existe. Logo, ele corresponde ao espaço, ao tempo e a todos os tipos de matéria. Desse modo, a resposta mais adequada para o que é universo, é TUDO.

Quais são as galáxias?

  • Galáxias são enormes sistemas estelares unidos pela força da gravidade, compostos por estrelas, nuvens de gás, poeira e mais um misterioso componente chamado de matéria escura. Existem possivelmente algo como 150 bilhões de galáxias no universo observável (mas este número pode subir para 2 trilhões).

Quais são as galáxias ativas?

  • Há também as galáxias ativas, cuja fonte de energia não vem das estrelas e sim de um buraco negro central, sendo chamadas de quasares ou blazares, corpos que compõem as estranhas radio-galáxias. A Via Láctea é uma SB com 100-120 mil anos-luz de diâmetro. Pertence ao chamado Grupo Local, com tamanho de cem milhões de anos-luz.

Quais são os aglomerados de galáxias?

  • Dentro dos grupos de galáxias, o nosso é chamado de aglomerado ou agrupamento local. Ele apresenta um conjunto de mais ou menos cem aglomerados de galáxias. Dentro deste aglomerado duas galáxias enormes se destacam: a Andrômeda e a Via Láctea.

Qual a classificação das Galáxias espirais?

  • As galáxias espirais ainda podem ser classificadas em normais ou barradas (B). Irregulares: são aquelas que não possuem forma definida, ou seja, não possuem estruturas elípticas nem espiraladas. Como exemplos podemos citar a galáxia M82. Espirais: as galáxias espirais são classificadas em normais ou barradas.