:

Qual significado de Etnográfico?

Índice:

  1. Qual significado de Etnográfico?
  2. O que é a etnografia e por que ela é um exercício de alteridade?
  3. O que é etnografia como método?
  4. Como pode ser definido o método de pesquisa da etnografia?
  5. O que é o trabalho etnográfico?
  6. Qual a definição para Etnofotografia?
  7. Por que ela é um exercício de alteridade?
  8. Como fazer um trabalho de etnografia?
  9. Como características específicas a pesquisa etnográfica possui?
  10. Como se faz uma pesquisa etnográfica?
  11. Como surgiu a etnografia?
  12. Por que é louvável a etnografia?
  13. Qual é a etnografia da antropologia?
  14. Como é escrito o método etnográfico?

Qual significado de Etnográfico?

Etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita).

O que é a etnografia e por que ela é um exercício de alteridade?

A etnografia é um método de estudo utilizado pelos antropólogos com o intuito de descrever os costumes e as tradições de um grupo humano. Este estudo ajuda a conhecer a identidade de uma comunidade humana que se desenvolve num âmbito sociocultural concreto.

O que é etnografia como método?

A etnografia (do grego έθνος, ethno - nação, povo e γράφειν, graphein - escrever) é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma aldeia indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico será feito.

Como pode ser definido o método de pesquisa da etnografia?

A pesquisa etnográfica é o processo de estudo de um determinado grupo social. É através da coleta de dados e das observações realizadas durante o período de pesquisa que serão definidas as características etnográficas da população.

O que é o trabalho etnográfico?

O trabalho de campo etnográfico propicia ao pesquisador o conhecimento direto e experiencial de outras culturas. Para descrever o sistema de significados culturais em seus termos próprios, o etnógrafo realiza uma análise cultural dos dados.

Qual a definição para Etnofotografia?

A imagem da realidade é uma representação desta e só pode sê-la porque é representada através do ponto de vista visual. ... Esta característica da etnofotografia é denotada na imagem. Entre- tanto, cada imagem, como um fragmento da realidade, torna- se síntese da intenção da observação.

Por que ela é um exercício de alteridade?

Além do reconhecimento da diferença, a alteridade propõe um respeito ético ao outro como ser singular. É na alteridade que surge a tolerância. Reconhecer a dor do outro e respeitá-lo é um duplo exercício de empatia e alteridade.

Como fazer um trabalho de etnografia?

Uma das melhores maneiras de aprender a escrever uma etnografia é ler outras etnografias. Escolha aqueles que falam sobre o significado de outra cultura e aqueles que são escritos de uma forma que traz vida a uma sociedade, fazendo com que você entenda as pessoas e seu estilo de vida.

Como características específicas a pesquisa etnográfica possui?

Principais características da pesquisa etnográfica

  1. Preocupa-se com uma análise holística da cultura.
  2. Introduz os atores sociais com uma participação ativa e dinâmica.
  3. Preocupa-se em revelar as relações e as interações.
  4. Utiliza-se, de forma geral, a ferramenta da observação participante.

Como se faz uma pesquisa etnográfica?

Pesquisa Etnográfica: o que é, como fazer e exemplos

  1. Observação participante.
  2. Observação direta.
  3. Acompanhamento.
  4. Entrevista intensiva.
  5. Questionário.
  6. Registro de imagens, vídeos e áudios.
  7. Análise de documentos.
  8. Relatos.

Como surgiu a etnografia?

  • A etnografia surgiu, por volta do século XIX, da necessidade de pesquisadores em entenderem melhor sobre a cultura de determinados povos e grupos sociais, mas sem fazer o uso de especulações da filosofia social (o que erausado até então) se senão por meio do contato direito com eles.

Por que é louvável a etnografia?

  • 1É louvável o entusiasmo que a etnografia vem suscitando, nos últimos anos, em diversas áreas de conhecimento: se fala muito em “fazer etnografia”, adotar a “perspectiva etnográfica”, “etnografar” isto ou aquilo. Parece que todo mundo pode fazer etnografia.

Qual é a etnografia da antropologia?

  • A etnografia é o método da Antropologia e é conhecendo o que é esta disciplina e pelo que tem passado que podemos efetivamente entender em que ela consiste. O que estou dizendo é que as propostas metodológicas estão sempre inseridas numa disciplina (por mais indisciplinados que possamos ser), isto é, na forma como uma disciplina se desenvolveu.

Como é escrito o método etnográfico?

  • Este artigo é uma tentativa de esclarecer a complexidade do método etnográfico e a sua relação intrínseca com a disciplina antropológica. É escrito num momento particular dentro das ciências humanas e sociais, no qual cada uma delas procura renovar ou enriquecer suas tradicionais formas de apreensão da realidade.