:

O que quer dizer digressão?

Índice:

  1. O que quer dizer digressão?
  2. O que é digressão na língua portuguesa?
  3. O que significa digressão machadiana?
  4. O que é subterfúgio?
  5. Como incurso?
  6. Como fazer uma digressão?
  7. Qual significado de machadiano?
  8. O que é uma inercial?

O que quer dizer digressão?

Viagem com paragens predefinidas para determinado fim (artístico, de negócios, etc.) (ex.: a banda parte em digressão no próximo mês). 4. [Figurado, Por extensão] Evasiva, subterfúgio.

O que é digressão na língua portuguesa?

Digressão significa divagação, desvio de rumo ou de assunto e ainda subterfúgio. ... O termo digressão, também significa excursão ou passeio. Em Portugal, esse termo se refere ao correspondente brasileiro “turnê”, isto é, as viagens com um itinerário pré-definido.

O que significa digressão machadiana?

A digressão é outro elemento importante da linguagem machadiana. Consiste na interrupção do fluxo narrativo, que envereda por assuntos desvinculados do tema inicial, mas mantendo com ele alguma analogia criada pela mente de quem conta.

O que é subterfúgio?

substantivo masculino Alegação ou pretexto usado por quem procura, de maneira ardilosa, esquivar-se de dificuldades; pretexto, evasiva, desculpa, rodeio: algumas pessoas utilizam a mentira como subterfúgio para conseguir privilégios. Estratégia ou tentativa de se obter alguma coisa de modo ardil.

Como incurso?

adjetivo Que se pode incorrer; que se encontra comprometido, envolvido ou incluído, normalmente numa circunstância desagradável: ele está sempre incurso em tragédias. [Jurídico] Que pode ser alvo das penalidades regulamentadas pela lei: permanecer incurso nas penalizações da lei.

Como fazer uma digressão?

Digressão é isso: desvio da atenção pela mudança de rumo ou de assunto, dependendo da função e do efeito. Veja o que diz Houaiss sobre o assunto: “Desvio do assunto principal ou de rumo”. Em princípio copie, copie mesmo, copie o diálogo. Divida em partes: objeto central, digressão, objeto central.

Qual significado de machadiano?

1. [ Literatura ] Relativo a Machado de Assis (1839-1908), escritor brasileiro, à sua obra ou ao seu estilo (ex.: ironia machadiana). 2. [ Literatura ] Que ou quem admira ou se dedica ao estudo e à investigação da obra de Machado de Assis.

O que é uma inercial?

Significado de Inercial adjetivo [Física] Que diz respeito a inércia (resistência à aceleração); cuja fundamentação se baseia na inércia. Etimologia (origem da palavra inercial). Inércia + al.