:

Qual é o significado da dengue?

Índice:

  1. Qual é o significado da dengue?
  2. O que você sabe sobre a dengue?
  3. Como é que escreve dengue?
  4. O que a dengue pode causar ao ser humano?
  5. O que é dengue texto resumido?
  6. O que é o vetor da dengue?
  7. Como se cria a dengue?
  8. Qual é o substantivo de dengue?
  9. Como escrever o nome do mosquito da dengue?
  10. Quais os órgãos que a dengue afeta?

Qual é o significado da dengue?

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4).

O que você sabe sobre a dengue?

O que é a dengue? Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar. Sua incidência aumenta no verão, em dias quentes e úmidos.

Como é que escreve dengue?

Dengue é uma palavra do início do século 19 que tem duas acepções básicas: faceirice, manha, charme feminino; e moléstia infecciosa. No primeiro caso é inquestionavelmente masculina, o dengue ou dengo (ainda que se refira a algo mais valorizado na mulher que no homem, a denguice).

O que a dengue pode causar ao ser humano?

O vírus da Dengue promove reações nas células do nosso organismo. Os glóbulos brancos, que protegem e defendem o nosso organismo, e as plaquetas, que ajudam a coagular o sangue, diminuem. Em casos mais raros, o vírus consegue atacar diretamente o coração, o fígado ou o sistema nervoso, provocando uma infecção.

O que é dengue texto resumido?

A dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Manifestações hemorrágicas, quando ocorrem, podem indicar um caso mais grave da infecção.

O que é o vetor da dengue?

O Aedes aegypti é o principal vetor dos vírus da dengue e da febre amarela urbana.

Como se cria a dengue?

O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares. Uma vez infectado o mosquito é capaz de transmitir enquanto viver.

Qual é o substantivo de dengue?

Significado de Dengue substantivo feminino [Medicina] Doença infecciosa que, propagada por um vírus e transmitida ao homem através da picada de um mosquito (Aedes aegypti), causa febre muito alta, dores intensas no corpo, exaustão, fadiga, cefaleia etc.

Como escrever o nome do mosquito da dengue?

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas.

Quais os órgãos que a dengue afeta?

Ela afeta órgãos como o fígado, onde causa hepatite; o cérebro, onde gera encefalite; e a pleura, membrana que envolve o coração e o pulmão.