:

O que é a antítese?

Índice:

  1. O que é a antítese?
  2. Como identificar uma antítese?
  3. Qual é o sinônimo de antítese?
  4. Qual o objetivo da antítese?
  5. O que é Assonancia e exemplos?
  6. Qual o contrário de antítese?
  7. O que é Catacrese é um exemplo?

O que é a antítese?

A Antítese consiste na formação de uma frase com palavras ou expressões de sentidos contrários. Trata-se, portanto, de uma figura de linguagem. O termo tem origem grega, antíthesis, e quer dizer oposição e contraste entre palavras e ideias.

Como identificar uma antítese?

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

Qual é o sinônimo de antítese?

1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.

Qual o objetivo da antítese?

A antítese é um desses procedimentos linguísticos que possibilita uma dinâmica ao texto, uma liberdade na produção de sentido ao estabelecer relações entre palavras que designam significações opostas. Essa figura de pensamento resulta de um processo que surge anterior à fala ou à escrita.

O que é Assonancia e exemplos?

São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

Qual o contrário de antítese?

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima.

O que é Catacrese é um exemplo?

Catacrese: é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de sentido. Observe mais alguns exemplos dessa figura de palavras: O bico do bule estava sujo.