:

O que é alusão e exemplos?

Índice:

  1. O que é alusão e exemplos?
  2. Que fazem alusão?
  3. Qual é o sinônimo da palavra alusão?
  4. Qual é a diferença entre referência e alusão?
  5. O que é alusão metafórica?
  6. O que é alusão a uma obra?
  7. O que é parafrasear '?
  8. Qual a origem da palavra “alusão”?
  9. Quais são os sinônimos de alusão?
  10. Qual o significado de alusivo no Dicionário?
  11. Qual a função da alusão?

O que é alusão e exemplos?

Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. Normalmente, a alusão serve como um mecanismo de retórica que ajuda a exemplificar determinada ideia, colocando-a em comparação com algo que lhe seja similar. ... Exemplo: “As cores da camisa do rapaz fazem alusão à bandeira da Alemanha”.

Que fazem alusão?

Significado de Alusão Palavra ou frase que tem o intuito de mencionar, de citar, algo ou alguém que não está presente, mas pode ser retomado pelo contexto. [Retórica] Julgamento acerca de algo ou alguém, feito por meio de uma referência direta ou indireta a essa pessoa ou coisa.

Qual é o sinônimo da palavra alusão?

12 sinônimos de alusão para 2 sentidos da palavra alusão: Referência indireta e vaga: 1 indireta, insinuação, comentário, citação, referência, menção, observação, referimento.

Qual é a diferença entre referência e alusão?

Alusão: O termo “alusão” é derivado do latim (alludere) e significa “para brincar”. É também chamado de “referência”, de forma que faz uma referência explícita ou implícita ao texto-fonte.

O que é alusão metafórica?

A alusão é uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de uma referência ou citação a um fato ou pessoa (real ou fictícia), necessariamente conhecido pelo interlocutor. ... Na alusão, não se aponta diretamente o fato em questão; apenas o sugere através de características secundárias ou metafóricas.

O que é alusão a uma obra?

Referência explícita ou implícita a uma obra de arte, um facto histórico ou um autor, para servir de termo de comparação, e que apela à capacidade de associação de ideias do leitor.

O que é parafrasear '?

Significado de Parafrasear verbo transitivo direto Interpretar um texto com palavras próprias, mantendo seu sentido original; traduzir por outras palavras: o presidente parafraseou Fernando Pessoa em seu discurso.

Qual a origem da palavra “alusão”?

  • Etimologia da palavra “Alusão” É bom saber de onde vem a palavra que dá nome às figuras de linguagem, pois isto ajuda-nos a compreender seu sentido e suas características. Temos, portanto a origem do termo Alusão. É um vocábulo que vem do latim “ alludere”, que quer dizer “para brincar”.

Quais são os sinônimos de alusão?

  • Sinônimos de alusão. Alguns dos principais sinônimos de alusão, de acordo com as diferentes acepções deste termo são: Menção; Indireta; Citação; Insinuação; Observação; Comentário; Referência; Referimento; Comparação; Avaliação. Por outro lado, o principal antônimo de alusão é: omissão.

Qual o significado de alusivo no Dicionário?

  • Alusivo significado alusivo tradução Dicionário Definição de alusivo no Dicionário Português Online. Significado de alusivo tradução alusivo. Traduções de alusivo. O que é casa alusivo sinônimos. Informações sobre alusivo no dicionário e enciclopédia gratuitos em inglês. adj. Que envolve alusão. Que diz respeito a alguma coisa.

Qual a função da alusão?

  • Alusão é a citação, referência ou menção, indireta e breve sobre algo ou alguém. Normalmente, a alusão serve como um mecanismo de retórica que ajuda a exemplificar determinada ideia, colocando-a em comparação com algo que lhe seja similar. Exemplo: “Para explicar o conceito de intolerância religiosa, o professor fez alusão aos ideais nazistas ...