O que é leucócitos e hemácias no exame de urina?
Índice:
- O que é leucócitos e hemácias no exame de urina?
- Qual a quantidade normal de hemácias no sangue?
- Quais são as hemácias?
- Qual a causa da ausência de hemácias no corpo humano?
- Como fazer a contagem de hemácias?
O que é leucócitos e hemácias no exame de urina?
Leucócitos ou piócitos A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.
Qual a quantidade normal de hemácias no sangue?
- A quantidade normal de hemácias no sangue é diferente para homens e mulheres: Homem: 4,7 a 6,1 milhões de células por microlitro de sangue; Mulher: 4,2 a 5,4 milhões de células por microlitro de sangue. Os valores de referência e a forma de realizar a contagem de hemácias podem variar de acordo com o laboratório.
Quais são as hemácias?
- As hemácias, também conhecidas como eritrócitos ou glóbulos vermelhos, são células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio. As hemácias possuem hemoglobina, uma proteína que se liga ao oxigênio e permite que os glóbulos vermelhos distribuam o oxigênio para as células e tecidos do corpo.
Qual a causa da ausência de hemácias no corpo humano?
- A ausência de quantidade significativa de hemácias no corpo humano pode ser um fator desencadeante para doenças como anemia, leucemia, desidratação e desnutrição. Já uma quantidade considerada acima do normal de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea designa um quadro conhecido como policitemia.
Como fazer a contagem de hemácias?
- Os valores de referência e a forma de realizar a contagem de hemácias podem variar de acordo com o laboratório. A contagem de hemácias quase sempre faz parte do hemograma completo. A sua avaliação auxilia no diagnóstico de diferentes tipos de anemia e outros problemas de saúde que afetam essas células.