O que significa verdades meias?
Índice:
- O que significa verdades meias?
- Qual a classificação da palavra meia?
- É correto falar meias verdades?
- Estou meia confusa?
- Como se escreve meias em Portugal?
- Qual a origem das meias no Brasil?
- Qual é a pé-de-meia?
- Como as meias eram usadas para depositar dinheiro?
O que significa verdades meias?
Afirmação que não é falsa, mas em que se oculta alguma informação.
Qual a classificação da palavra meia?
Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade. Sendo um numeral fracionário, deverá estabelecer concordância com a unidade fracionada. Neste caso, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino, ou seja, uma hora, meia hora.
É correto falar meias verdades?
O substantivo feminino meia-verdade (atente-se no hífen) encontra-se atestado no Dicionário de Língua Portuguesa 2009, da Porto Editora ver Infopédia disponível em linha), e refere-se a uma afirmação que omite parte dos factos ou das informações. O seu plural é meias-verdades.
Estou meia confusa?
«Ela está meio confusa» quer dizer «ela está um tanto confusa». Quando meio for adjectivo, pode variar em género e número1. Como, por exemplo, a conversa familiar foi ao meio-dia e durou meia hora.
Como se escreve meias em Portugal?
Em Portugal meias chama -se peúgas .
Qual a origem das meias no Brasil?
- Esta é uma expressão antiga e que teria se originado na Europa, chegando ao Brasil através dos portugueses. Antigamente muitas pessoas desconfiavam dos bancos, principalmente as pessoas que viviam em vilas e áreas rurais, e preferiam guardar o dinheiro em suas próprias casas. Assim, as meias eram usadas para depositar o dinheiro.
Qual é a pé-de-meia?
- Pé-de-meia é uma expressão popular usada para se referir a uma reserva financeira que alguém faz com o intuito de acumular dinheiro durante determinado...
Como as meias eram usadas para depositar dinheiro?
- Assim, as meias eram usadas para depositar o dinheiro. Elas eram costuradas e guardadas em gavetas ou outros locais considerados de segurança pelo dono. Atualmente esse costume está em desuso, mas o uso da expressão permanece como sinônimo de "guardar dinheiro".