O que é melissia?
Índice:
- O que é melissia?
- Quando se consuma o crime de associação criminosa?
- Qual é o significado da milícia?
- Quais são as características das milícias?
- Qual o objetivo das milícias?
- Qual a origem dos grupos de milícias?
O que é melissia?
Milícia (do latim militia) é a designação genérica das organizações militares ou paramilitares, ou de qualquer organização que apresente grande grau de atuação.
Quando se consuma o crime de associação criminosa?
Consuma-se, portanto, no momento em que três ou mais pessoas se associarem para o fim específico de cometer crimes, colocando em risco a paz pública, ainda que nenhum delito venha a ser efetivamente praticado.
Qual é o significado da milícia?
- Embora essa interpretação tenha conexão com a realidade brasileira, o significado de milícia, hoje, é bem diferente no seu contexto de origem: a palavra militia é formada pelas raízes latinas miles ( soldado ) e itia (estado, condição ou atividade), sugerindo apenas um serviço militar. Mas como assim?
Quais são as características das milícias?
- Apesar de muito parecidas com outras organizações do crime, as milícias têm características específicas que tornam o combate às suas atividades criminosas mais delicado em um Brasil que já se acostumou a se deparar com o termo nas páginas dos jornais – e em discursos políticos.
Qual o objetivo das milícias?
- A função e o objetivo das milícias é, em um contexto macro, obter vantagens políticas, econômicas e sociais. Na prática, é esse tipo de objetivo que separa as milícias de outros grupos criminosos, como os grupos de extermínio.
Qual a origem dos grupos de milícias?
- Grupos de homens armados para a defesa de algo está presente na história mundial desde a Idade Média. Em alguns países, no início do século passado, as reservas do Exército e mesmo a própria Guarda Nacional eram chamadas de milícias, como na Austrália e no Canadá. Na União Soviética e em Cuba, milícias foram compostas também por mulheres e jovens.