O que é Monte Partivel?
Índice:
- O que é Monte Partivel?
- O que é o Monte Mor no inventário?
- Quem paga os honorarios do inventariante?
- O que significa renunciar em favor do monte?
- O que é o quinhão hereditário?
- Qual a diferença entre Monte Mor e Monte Partível?
- Quem arca com as despesas do inventário?
O que é Monte Partivel?
Monte partível é a soma da parte disponível dos bens para partilhar entre os herdeiros.
O que é o Monte Mor no inventário?
O monte-mor do inventário é a soma de todos os bens existentes quando o inventário foi aberto. Trata-se de um valor calculado antes do pagamento de eventuais dívidas e despesas relacionadas ao inventário.
Quem paga os honorarios do inventariante?
O inventariante é obrigado a promover o inventário, e o faz em favor dele próprio e de todos os herdeiros. Os honorários do advogado que executa as tarefas em nome e por conta do inventariante devem ser pagos pelos bens do espólio ou, proporcionalmente por todos que se beneficiam desse serviço.
O que significa renunciar em favor do monte?
Quando o herdeiro prejudicar os seus credores, renunciando à herança, poderão eles, com autorização do juiz, aceitá-la em nome do renunciante. A renúncia em favor do monte é uma renúncia abdicativa ( propriamente dita ). Ela é pura e simples, isto é, em benefício do monte, sem indicação de qualquer favorecido.
O que é o quinhão hereditário?
De acordo com a Justiça Brasileira, o quinhão hereditário nada mais é do que a porção que cada pessoa envolvida no testamento receberá de determinada coisa, ou seja, a parte da herança que cabe a cada um dos herdeiros.
Qual a diferença entre Monte Mor e Monte Partível?
2 respostas. O monte-mor é a soma de todos os bens existentes à época da abertura da sucessão. Abatidas todas as dívidas do espólio e deduzidas as despesas do funeral, apura-se o monte partível.
Quem arca com as despesas do inventário?
A responsabilidade pelo pagamento dos impostos e custas é dos herdeiros. No entanto, é possível solicitar ao juiz (no caso de inventários judiciais), a venda de um bem para pagar as despesas quando os herdeiros não tiverem condições de arcar com todos os custos.