Que significa logos Verbo?
Índice:
- Que significa logos Verbo?
- O que significa logos no sentido filosófico?
- Qual o significado do termo logos?
- Por que o Logos é Deus?
- Por que o termo logos aparece no Evangelho de João?
- Qual a influência da teologia contemporânea?
Que significa logos Verbo?
Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.
O que significa logos no sentido filosófico?
A palavra grega "logos" tem significado amplo e foi utilizada, ao longo da história da filosofia, de diversas maneiras, pode ser considerada tanto um primeiro conceito filosófico para razão quanto um princípio de ordem e beleza universal, de acordo com o período e filósofo que a empregou.
Qual o significado do termo logos?
- O Evangelho de João identifica o Logos, através do qual todas as coisas são feitas, como divinas ( theos ), e identifica ainda mais Jesus Cristo como o Logos encarnado. O termo também é usado no Sufismo e na psicologia analítica de Carl Jung .
Por que o Logos é Deus?
- Sendo o Logos, Jesus Cristo é Deus auto- revelado (Luz) e a redenção (Vida). Ele é Deus presente para o homem e por ele conhecido. Tomé o reconheceu como Deus quando duvidou de sua ressurreição ( João 20:28 ), mas o Logos também é, de alguma forma, diferente de Deus, pois como disse João, "...estava com Deus".
Por que o termo logos aparece no Evangelho de João?
- Embora seja unicamente neste versículo que Jesus é chamado de "Verbo de Deus", o tema aparece por todo o Evangelho de João em variadas formas. Embora o termo Logos não apareça como um título além do prólogo, todo o livro de João defende este argumento básico.
Qual a influência da teologia contemporânea?
- A Teologia Contemporânea recebeu influência de diversas outras tendências teológicas, entre elas: a Teologia Bíblica, a Teologia Católica, a Teologia Protestante, a Teologia Natural e a Teologia Especulativa.