Como identificar um Linfocito?
Índice:
- Como identificar um Linfocito?
- O que pode ser linfocitose?
- Quais são os linfócitos normais do sangue?
- Quando o linfócito é ativado?
- Quais são as características dos linfócitos em repouso?
- Qual a causa da linfocitose?
Como identificar um Linfocito?
O linfócito típico é pequeno, com cromatina condensada e uma pequena quantidade de citoplasma visível de cor basofílica pálida. O núcleo de um linfócito em repouso é pouco maior que um eritrócito.
O que pode ser linfocitose?
A linfocitose pode ser secundária a diversas condições com uma resposta fisiológica ou patológica à infecção, a toxinas, citocinas ou fatores desconhecidos. As causas de linfocitose reativa mais comuns são as infecções virais, dentre as quais a principal é a mononucleose infecciosa.
Quais são os linfócitos normais do sangue?
- Caracteriza-se pelo aumento dos linfócitos sanguíneos de 20 a 30.000 células/mm 3 e, ocasionalmente, até 100.000 células/mm 3, podendo ser confundida com leucemia aguda. Os linfócitos podem variar de tamanho, mas são semelhantes aos linfócitos normais do sangue.
Quando o linfócito é ativado?
- Quando o linfócito é ativado por algum processo inflamatório e/ou infeccioso, podemos observar na lâmina modificações em sua morfologia. Várias características são diferentes dos linfócitos típicos em repouso.
Quais são as características dos linfócitos em repouso?
- Várias características são diferentes dos linfócitos típicos em repouso. Linfócitos reativos semelhantes a imunoblastos são células grandes com razão núcleo-citoplasma elevada, cromatina condensada e citoplasma basofílico (imagem abaixo).
Qual a causa da linfocitose?
- A linfocitose pode ser secundária a diversas condições com uma resposta fisiológica ou patológica à infecção, a toxinas, citocinas ou fatores desconhecidos. As causas de linfocitose reativa mais comuns são as infecções virais, dentre as quais a principal é a mononucleose infecciosa.