Qual o significado da cor púrpura na Bíblia?
Índice:
- Qual o significado da cor púrpura na Bíblia?
- O que significa a cor púrpura?
- Que tipo de tecido e o linho?
- Por que o linho foi mencionado no Antigo Testamento?
- Quando começou a colheita de linho?
- Qual o método utilizado pelos hebreus no processamento do linho?
- Como obtém-se a maturação do linho?
Qual o significado da cor púrpura na Bíblia?
Púrpura (roxo) = Realeza, soberania de Cristo. Somente os nobres tinham condições de ter roupas no tom roxo, o corante mais caro de todos. Este era conseguido por um molusco de difícil acesso (LUCAS 16:19); ... O vermelho aponta para Jesus enquanto Salvador, que se sacrificou por amor dos homens (JOÃO 3:16).
O que significa a cor púrpura?
A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.
Que tipo de tecido e o linho?
tecido nobre O linho deriva de uma planta herbácea e, por não ter outras misturas de fibras em sua composição, é considerado um tecido nobre. Além disso, é muito resistente — apresenta uma alta durabilidade, que se eleva após cada lavagem — e bem mais rigoroso do que o algodão e as fibras naturais.
Por que o linho foi mencionado no Antigo Testamento?
- O linho vem também mencionado no Antigo Testamento. As cortinas e o Véu do Tabernáculo e as Vestes de Arão como oficiante eram em “linho fino retorcido”. A túnica de Cristo era de linho sem costuras. A planta aparece, posteriormente, em certas regiões da Grécia Continental – onde o linho foi igualmente um dos mais importantes têxteis.
Quando começou a colheita de linho?
- Desde 2500 anos a.C. o linho era cultivado no Egito, e o Livro de Moisés refere-se à perda de uma colheita de linho como uma “praga” ou desgraça, tal a sua importância na vida das populações. O linho vem também mencionado no Antigo Testamento.
Qual o método utilizado pelos hebreus no processamento do linho?
- O método empregado pelos hebreus no processamento do linho provavelmente correspondia à descrição dada por Plínio, o Velho, do primeiro século EC, na sua Natural History (História Natural; XIX, III, 17, 18) e à antiga representação pictórica preservada em Beni Hasan, no Egito.
Como obtém-se a maturação do linho?
- Obtém-se a secagem e a maturação final das sementes colocando-se os talos, reunidos em feixes, no campo onde formam montes chamados de capelas. O linho é depois sujeito a uma operação que se chama ripagem com o objetivo de separar a baganha (película que envolve algumas sementes).