:

Como saber se estou com infecção urinária pelo exame?

Índice:

  1. Como saber se estou com infecção urinária pelo exame?
  2. Como detectar infecção urinária no exame de sangue?
  3. Como remover o muco do trato urinário?
  4. Por que o muco é produzido?
  5. Como ocorre a produção excessiva de muco?

Como saber se estou com infecção urinária pelo exame?

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

Como detectar infecção urinária no exame de sangue?

Qual exame de sangue detecta infecção? Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Como remover o muco do trato urinário?

  • O muco ao mover-se pelo trato urinário permite a eliminação de germes que podem causar infecções. Este muco é normal e é importante para proteger o trato urinário.

Por que o muco é produzido?

  • O muco é produzido pela mucosa que é o tecido que reveste o interior de órgãos como os pulmões ou o intestino grosso, mas também outras partes do corpo como a boca, o nariz, a garganta e o trato urinário. Pode ser definido como uma espécie de substância viscosa e espessa que protege e lubrifica a área onde se encontra.

Como ocorre a produção excessiva de muco?

  • Algumas infecções sexualmente transmissíveis (IST's) podem causar a produção excessiva de muco, como a gonorreia e a clamídia. Na gonorreia, o muco é amarelado ou esverdeado, lembrando pus, enquanto na clamídia é mais branco-amarelado e espesso.