:

O que é FAN positivo?

Índice:

  1. O que é FAN positivo?
  2. O que significa exame FAN núcleo reagente?
  3. Como é feito o exame de fan?
  4. Quando o resultado de um exame é “não reagente”?
  5. Quais são os padrões mais comuns do fan?

O que é FAN positivo?

O fator antinúcleo (FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), é um exame utilizado como rasteio para presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes.

O que significa exame FAN núcleo reagente?

Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.

Como é feito o exame de fan?

  • O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente suspeito de ter uma doença autoimune. No laboratório conseguimos identificar todos os anticorpos circulantes no sangue através da adição de um corante fluorescente ao sangue.

Quando o resultado de um exame é “não reagente”?

  • Por exemplo, quando o resultado de um exame é “HIV não reagente” significa que o indivíduo não está contaminado com o vírus desta doença.. Sempre que o resultado for “não reagente” nos documentos de exames, significa que o indivíduo não possui aquela doença, ou esta ainda não está desenvolvida em seu organismo naquele momento.

Quais são os padrões mais comuns do fan?

  • Os padrões mais comuns do FAN e suas prováveis patologias, são: Nuclear pontilhado Centromérico: Esclerodermia ou Cirrose biliar primária. Nuclear homogêneo: Lúpus, Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Síndrome de Felty ou Cirrose Biliar Primária. Nuclear tipo membrana nuclear contínua: Lúpus ou Hepatite autoimune.