:

O que define uma dor nociceptiva?

Índice:

  1. O que define uma dor nociceptiva?
  2. O que é dor nociceptiva e não nociceptiva?
  3. Quais são os marcadores que podem surgir numa dor nociceptiva?
  4. Qual a diferença entre dor e nocicepção?
  5. Como tratar a dor nociceptiva?
  6. Como tratar dor nociceptiva?
  7. O que é a dor Somatica?
  8. Quanto aos mecanismos fisiopatológicos a dor pode ser classificada em?
  9. Qual o principal neurotransmissor na transmissão nociceptiva normal?
  10. Quais são os componentes da nocicepção?
  11. Qual a origem da dor sem causa aparente?
  12. Como descrever a dor neuropática?
  13. Por que a dor é uma doença?

O que define uma dor nociceptiva?

A dor nociceptiva é causada por uma lesão nos tecidos do corpo. (Consulte também Considerações gerais sobre a dor). A maioria das dores é do tipo nociceptivo. Elas resultam da estimulação dos receptores da dor quando ocorrem lesões no tecido (nociceptores), que estão localizados na pele ou nos órgãos internos.

O que é dor nociceptiva e não nociceptiva?

- Dor nociceptiva - dor que surge de dano real ou ameaçado ao tecido não neural e devido à ativação de nociceptores (dor associada à inflamação ativa). - Dor neuropática - dor que surge como consequência direta de uma lesão ou doença que afeta o sistema somatossensorial.

Quais são os marcadores que podem surgir numa dor nociceptiva?

Dor inflamatória ou nociceptiva Sob circunstâncias fisiológicas normais, estímulos mecânicos, térmicos e químicos ativam nociceptores associados com fibras Aδ e C para avisar sobre um estímulo nocivo.

Qual a diferença entre dor e nocicepção?

A dor pode também ser classificada segundo determinação temporal em dor aguda ou crônica. O componente fisiológico da dor é chamado nocicepção, que consiste dos processos de transdução, transmissão e modulação de sinais neurais gerados em resposta a um estímulo nocivo externo.

Como tratar a dor nociceptiva?

No que diz respeito ao tratamento medicamentoso, a dor nociceptiva geralmente é tratada com AINES ou analgésicos. Já a dor neuropática tipicamente é tratada com medicações que influenciam a ação dos neurotransmissores (ex: antidepressivos e anticonvulsivantes).

Como tratar dor nociceptiva?

No que diz respeito ao tratamento medicamentoso, a dor nociceptiva geralmente é tratada com AINES ou analgésicos. Já a dor neuropática tipicamente é tratada com medicações que influenciam a ação dos neurotransmissores (ex: antidepressivos e anticonvulsivantes).

O que é a dor Somatica?

Dor somática ocorre quando os estímulos que vão produzir a sensação de dor provêm da periferia do corpo (pele, músculos, periósteo, articulações) ou de tecidos de suporte do organismo. A dor somática é sentida com alto grau de discriminação, sendo amplamente representada na área somatosensorial (áreas 1 e 2 ).

Quanto aos mecanismos fisiopatológicos a dor pode ser classificada em?

A dor pode ser classificada segundo a duração temporal e segundo a sua fisiopatologia, assim sendo existe dor aguda ou crónica, dor nociceptiva, neuropática ou psicogénica. Contudo independentemente do tipo de dor vivenciada, esta assume-se como uma experiência subjetiva, complexa, multidimensional e desagradável.

Qual o principal neurotransmissor na transmissão nociceptiva normal?

A nível medular os principais neurotransmissores libertados pelos nociceptores são o glutamato e a substância-P.

Quais são os componentes da nocicepção?

  • Componente sensorial-discriminativo - detecção da intensidade, localização, duração, padrão temporal e qualidade do estímulo nocivo Componente emocional-afetivo-cognitivo - reação emocional decorrente da percepção, ou seja, a integração do estímulo nocivo com áreas corticais e sistema límbico. ETAPAS DA NOCICEPÇÃO

Qual a origem da dor sem causa aparente?

  • Civilizações Antigas A dor sem causa aparente era atribuída à invasão do corpo por maus espíritos e como punição dos deuses. Pain –Poena –Castigo -

Como descrever a dor neuropática?

  • No entanto, em termos gerais, a literatura científica descreve a dor neuropática como local e referida, e o tratamento geralmente é eficaz; na maioria dos casos envolve inicialmente a prescrição de medicamentos. A neuralgia do trigêmeo é um tipo de dor neuropática. Muitas vezes é confundida com uma dor de dente muito intensa.

Por que a dor é uma doença?

  • A dor não é, só por si, uma doença, mas antes um sintoma que faz parte do quadro clínico de inúmeras doenças naturais ou acidentais.