:

O que é moderno e o que é Pós-moderno?

Índice:

  1. O que é moderno e o que é Pós-moderno?
  2. Quem são os filósofos Pós-modernos?
  3. O que é pós-modernismo na literatura?
  4. Qual a alegação dos filósofos Pós-modernos?
  5. Quando se inicia a Pós-modernidade?
  6. Qual a definição da pós-modernidade?
  7. Qual a condição do pós-moderno?
  8. Como argumentam os pós-modernistas?
  9. Quem é o crítico do pós-modernismo?

O que é moderno e o que é Pós-moderno?

Uso do termo. Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.

Quem são os filósofos Pós-modernos?

Filósofos

  • Jacques Derrida. ...
  • Michel Foucault. ...
  • Jean-François Lyotard. ...
  • Richard Rorty. ...
  • Jean Baudrillard. ...
  • Fredric Jameson.

O que é pós-modernismo na literatura?

O pós-modernismo foi um dos movimentos literários com mais vertentes diferentes! Nele, você pode encontrar desde uma poesia desconstruída até música popular brasileira. Também conhecido como a terceira fase do modernismo brasileiro, o pós-modernismo foi um movimento que abrangeu tanto a prosa como a poesia.

Qual a alegação dos filósofos Pós-modernos?

Os filósofos pós-modernistas pós-estruturalistas em geral argumentam que a verdade sempre depende do contexto histórico e social, em vez de ser absoluta e universal, e que a verdade é sempre parcial e "em debate", em vez de ser completa e certa.

Quando se inicia a Pós-modernidade?

Por vezes é também chamado de pós-modernidade ou pós-industrial, nasceu em 1945, mas foi apenas em 1960 que começou seu processo de expansão pelos diversos setores sociais. Isso ocorreu por causa das transformações no âmbito tecnológico que influenciaram todos os aspectos sociais.

Qual a definição da pós-modernidade?

  • A definição de pós-modernidade é complexa e existem diferentes pontos de vista sobre a sua formação e significado. Vários sociólogos, filósofos, críticos e estudiosos buscam explicar esse fenômeno que "substituiu" os princípios que em outrora marcaram a modernidade.

Qual a condição do pós-moderno?

  • O filósofo francês Jean-François Lyotard (1924-1998) definiu o pós-moderno como "a incredulidade em relação às metanarrativas" (em sua obra A condição pós-moderna ).

Como argumentam os pós-modernistas?

  • Os filósofos pós-modernistas pós-estruturalistas em geral argumentam que a verdade sempre depende do contexto histórico e social, em vez de ser absoluta e universal, e que a verdade é sempre parcial e "em debate", em vez de ser completa e certa.

Quem é o crítico do pós-modernismo?

  • O mais proeminente crítico do pós-modernismo é Jürgen Habermas, expoente da Escola de Frankfurt, que defende o legado da razão crítica e denunciou as contradições inerentes no discurso pós-estruturalista pós-moderno em seu O Discurso Filosófico da Modernidade e a falta de comunicação intersubjetiva de seus propositores.