:

O que é o Verbo que se fez carne?

Índice:

  1. O que é o Verbo que se fez carne?
  2. Será que o Verbo era Deus?
  3. Quem é o verbo de Deus?
  4. Como o Verbo era chamado de Deus?
  5. Qual é o significado da palavra de Deus?

O que é o Verbo que se fez carne?

Ao dizer “e o verbo se fez carne e acampou entre nós” (kai ó Logos sarx égéneto kai eskénosen en hémin“), João faz referência ao pedido outrora feito a Moisés, de que fosse construído um tabernáculo em forma de tenda, para que Deus habitasse em meio a seu povo (Cf. Ex 25, 8-9).

Será que o Verbo era Deus?

  • A expressão: “E o Verbo era Deus” traduz uma frase grega que é construída de forma a enfatizar que o Verbo era da mesma essência da divindade e possuía todos os atributos divinos. Algumas pessoas observam que o grego theos, “Deus”, não é precedido do artigo definido. Então essas pessoas afirmam que o sentido da frase é que o Verbo era “um deus”.

Quem é o verbo de Deus?

  • Por Sua palavra, Deus criou o mundo e tudo que existe (Hebreus 11:3). A Palavra de Deus representa Seu poder e Sua autoridade. O Verbo é Deus agindo no mundo. A Bíblia diz que Jesus é o Verbo, a Palavra de Deus. João 1:1-2 explica que Jesus sempre esteve com Deus porque ele é Deus.

Como o Verbo era chamado de Deus?

  • Assim, “no princípio era o Verbo [Cristo], e o Verbo estava com o Deus [o Pai], e o Verbo era [também chamado] Deus”! É claro, o Verbo não poderia ser chamado Deus a não ser que Ele [Cristo] fosse ‘ como ’ o Pai. Isto quer dizer que, Deus é quem Ele era, assim como o que Ele era (e é).

Qual é o significado da palavra de Deus?

  • Ali as palavras “lei”, e “palavra do Senhor”, são sinônimos para o texto bíblico. E a Bíblia interpretando sobre ela mesma (nesses versos de Isaías ), nos diz que é “a palavra de Deus”. Esse fato nos remete a outros textos interessantes, que falam da criação do mundo no Gênesis.