O que é devir na metafísica?
Índice:
- O que é devir na metafísica?
- Como o conceito de vir a ser se contrapõe ao de substância?
- Como Aristóteles explica o devir?
- Qual a definição de devir?
- Qual a noção de “devir”?
- Qual a diferença entre o devir e o ato?
O que é devir na metafísica?
Substância, Devir ou vir a ser, e Causa e causalidade, são termos relacionados a Metafísica na Filosofia. Vir a ser ou devir são termos sinônimos que referem ao processo de transformação dos seres e das coisas, ao conjunto de mudanças que se manifestam à medida que o tempo evolui.
Como o conceito de vir a ser se contrapõe ao de substância?
O conceito de vir a ser ou devir se contrapõe ao de substância porque a ideia de substância liga-se ao estado natural das coisas na concepção filosófica grega.
Como Aristóteles explica o devir?
Para Aristóteles, o devir é apenas uma passagem da potência ao ato que é a perfeição para a qual o devir tende. ... Devir é o princípio de atualização da potencialidade em direção à realização da forma. O princípio do devir é o movimento, o princípio do movimento é a potência." William Baptista.
Qual a definição de devir?
- Devir ou vir-a-ser, em um sentido lato, é o mesmo que mudança. Podemos encontrar no dicionário a definição de devir como movimento permanente que atua como uma espécie de norma, sendo capaz de criar, transformar e modificar tudo o que existe, inclusive a própria mudança.
Qual a noção de “devir”?
- Estava instaurada a noção de “devir”, isto é, “tornar-se”, do latim devenire, que produziu o francês devenir e o italiano diventare.
Qual a diferença entre o devir e o ato?
- Na filosofia Aristóteles e mesmo na escolástica, o devir passa a ser uma passagem da substância que vai da potência ao ato e do ato expresso em uma potência. Para ele essa forma particular de mudança pode ser absoluta ou substancial e pode ir do nada ao ser ou do ser ao nada.