Quando pedir efeito suspensivo na apelação?
Índice:
- Quando pedir efeito suspensivo na apelação?
- Quando o agravo tem efeito suspensivo?
- O que é efeito suspensivo ao agravo?
- O que é o efeito regressivo?
- Por que o pedido de atribuição de efeito suspensivo deve ser formulado?
- Qual é o efeito do efeito suspensivo?
- Qual o pedido de concessão de efeito suspensivo?
- Por que o efeito suspensivo não é imediato?
Quando pedir efeito suspensivo na apelação?
De acordo com o artigo 1.012 do Novo CPC a apelação em regra terá efeito suspensivo,entretanto, em determinados e excepcionais casos será atribuído efeito não suspensivo, ou seja, a sentença poderá ser executada de forma provisória, ainda que o recurso de apelação esteja pendente de julgamento.
Quando o agravo tem efeito suspensivo?
O efeito suspensivo é uma exceção em casos de agravo de instrumento, conforme o art. 995, caput, Novo CPC. Portanto, no efeito suspensivo, se paralisa uma decisão positiva. ... Alguns, entretanto, chegam a defender a ideia de o agravante obter uma liminar com fundamento no artigo 311 do CPC/2015, ou seja, de evidência.
O que é efeito suspensivo ao agravo?
Efeito suspensivo é a paralisação da execução de uma sentença. É produzido por alguns tipos de recurso, seja por força de disposição legal ou de decisão judicial, e dura até que a causa interposta seja julgada.
O que é o efeito regressivo?
Permite que por via do recurso a causa volte ao conhecimento do juízo prolator da decisão, isto não significa que ele seja o competente para o julgamento do recurso, mas em razão de expressa previsão legal poderia rever a sua própria decisão.
Por que o pedido de atribuição de efeito suspensivo deve ser formulado?
- A rigor, o próprio Código de Processo Civil sugere que o pedido de atribuição de efeito suspensivo venha formulado por meio de petição avulsa, dirigida ao tribunal de origem, enquanto não ultimado o juízo de admissibilidade; e, após a admissão do trânsito do recurso especial, endereçada ao tribunal superior ou ao relator, se já distribuído.
Qual é o efeito do efeito suspensivo?
- Efeito que tem certos recursos que suspende a eficácia da decisão até o seu julgamento final, impossibilitando a execução, mesmo que provisória, pela parte vencedora da decisão recorrida. A regra é que os recursos sejam recebidos pelo efeito suspensivo, porém, há casos excepcionais, normalmente de caráter emergencial, ...
Qual o pedido de concessão de efeito suspensivo?
- § 3º O pedido de concessão de efeito suspensivo nas hipóteses do § 1º poderá ser formulado por requerimento dirigido ao: relator, se já distribuída a apelação. Há, ainda, outro ponto importante a ser destacado. Não é apenas a interposição da apelação que gera efeito suspensivo.
Por que o efeito suspensivo não é imediato?
- Mas isso não significa que o efeito suspensivo não possa ser suscitado (art. 1.012, §3º e 4º). Além das exceções previstas no §1º do art. 1.012 do Novo CPC, a legislação traz outras hipóteses em que a concessão do efeito suspensivo não é imediata: Art. 58, V, da Lei 8.245/1991, nas ações de despejo: Art. 58.