:

O que é contribuição em dobro no INSS?

Índice:

  1. O que é contribuição em dobro no INSS?
  2. Qual é a diferença entre os códigos 1163 e 1007?
  3. Quem pode recolher INSS no código 1163?
  4. Pode contribuir duas vezes para o INSS?
  5. O que significa período em duplicidade no INSS?
  6. Qual a diferença entre o código 1007?
  7. O que é o código 1107 do INSS?
  8. O que significa o código 1163 da Previdência Social?
  9. Qual o benefício pagando o código 1163 da Previdência Social?
  10. Quem não contribui com o INSS?
  11. Será que isso é apropriação indébita do INSS?
  12. Como calcular o benefício do INSS?
  13. Qual a responsabilidade pelo pagamento ao INSS?

O que é contribuição em dobro no INSS?

Nota: A expressão “em dobro” vem do fato de que a pessoa, cessada a atividade, contribuía por si e pela quantia que estaria a cargo de seu empregador, se ainda estivesse empregado. FACULTATIVO - A partir de 11/91, quem tenha mais de 14 anos e não seja segurado obrigatório de qualquer regime de previdência.

Qual é a diferença entre os códigos 1163 e 1007?

1007 ou 1163? A diferença entre esses dois códigos é apenas o tipo de aposentadoria. ... Já o código 1163 (ou 1180 no recolhimento trimestral) dá direito apenas a aposentadoria por idade, por não ter direito a aposentaria por tempo de contribuição ele custa apenas 11% do valor do salário mínimo.

Quem pode recolher INSS no código 1163?

Contribuinte individual – código 1163 Nessa categoria entram autônomos que prestam serviços para pessoas físicas. A contribuição é de 11% do salário mínimo. O valor fica em R$ 121 ao mês. Essa contribuição dá direito à aposentadoria por idade, além dos outros benefícios do INSS.

Pode contribuir duas vezes para o INSS?

Em geral, sempre que o trabalhador contribui para o INSS em mais de uma situação, configura-se uma atividade concomitante. Assim, se você tem um emprego com carteira assinada e, também, contribui para contribuinte individual ou mesmo possui dois empregos formais, é provável que esteja nessa situação.

O que significa período em duplicidade no INSS?

Portanto, a atividade concomitante, é o tempo em que o trabalhador teve dois ou mais trabalhos simultâneos, e recolheu a contribuição previdenciária, durante esse período, sobre as duas atividades.

Qual a diferença entre o código 1007?

Quando paga com o código 1007 sua contribuição será de 20% sobre a renda auferida no mês, limita ao teto do INSS. ... Já o código 1163 (11%) é utilizado pelo autônomo que não pode pagar mais que um salário mínimo ao INSS ou que não tenha pretensão de se aposentar com um valor superior ao salário mínimo.

O que é o código 1107 do INSS?

Plano normal de contribuição – alíquota de 20% (código 1107) Os dois tipos de aposentadoria exigem a carência mínima de 180 contribuições. Ao aderir ao plano normal, o contribuinte individual, no caso o autônomo, precisa pagar a porcentagem de 20% em cima do seu salário de contribuição.

O que significa o código 1163 da Previdência Social?

A contribuição é de 11% do valor do salário mínimo e está disponível apenas para quem não presta serviços e nem possui relação de emprego com pessoa jurídica. Os código deste plano são: 1163 – Contribuinte individual – Mensal – Plano simplificado; 1180 – Contribuinte Individual – Trimestral – Plano simplificado.

Qual o benefício pagando o código 1163 da Previdência Social?

os códigos 1163, 11 vão garantir a você apenas o direito à aposentadoria por idade. Como comentado, o mais utilizado pelos autônomos é o 1007. Apesar de a alíquota ser maior de 20%, ou seja, R$ 217,, você garante todos os benefícios da Previdência Social.

Quem não contribui com o INSS?

  • Já o contribuinte facultativo é aquele que não exerce atividade remunerada e nem está filiado a nenhum regime próprio de previdência. Essa pessoa não é obrigada a contribuir com o INSS, mas pode optar pelo pagamento para assegurar seus direitos previdenciários. Não exercem atividade remunerada, dedicando-se exclusivamente ao trabalho doméstico;

Será que isso é apropriação indébita do INSS?

  • Pois para mim isso é apropriação indébita do INSS desses valores pagos, já que mesmo comprovados e constando no sistema por uma "nomenclatura" como desculpa estão negando o direito ao computo desse período. Agradeço qualquer tipo de ajuda.

Como calcular o benefício do INSS?

  • O valor do benefício será calculado com 60% da média de todos os salários de contribuição e mais 2% para cada ano de contribuição acima de 20 anos para homens e de 15 para mulheres, até o limite de 100%. COMO FAZER O PAGAMENTO AO INSS?

Qual a responsabilidade pelo pagamento ao INSS?

  • Nessas categorias de trabalho, a responsabilidade pelo pagamento ao INSS é a empresa ou pessoa que você presta o seu serviço. Contudo, se for feito um pedido de benefício e não constar os pagamentos, é importante que você tenha documentos para comprovar esse tempo de trabalho. Esses trabalhadores são aqueles que pagam o INSS por conta própria.