:

O que é um centro de serviços compartilhados?

Índice:

  1. O que é um centro de serviços compartilhados?
  2. Como funciona um CSC?
  3. O que é área de CSC?
  4. Qual o objetivo de se implementar uma central de serviços?
  5. O que faz um gerente de centro de serviços compartilhados?
  6. O que faz um assistente de CSC?
  7. O que faz um diretor de CSC?
  8. O que é CSC financeiro?
  9. Como saber o CSC da empresa?
  10. Qual o objetivo principal da gestão na prestação de serviços?
  11. Quando surgiram os centros de serviços compartilhados?
  12. Quais são os benefícios do Centro de serviços compartilhados?
  13. Quais são os pilares do conceito de centro de serviços compartilhados?
  14. Qual a origem do Centro de serviços?

O que é um centro de serviços compartilhados?

Um CSC, também conhecido pela sigla em inglês SSC – Shared Service Center, é um modo de trabalho que considera desde o modelo de atendimento, passando pela governança empresarial, processos, ferramentas tecnológicas até a gestão de pessoas.

Como funciona um CSC?

O centro de serviços compartilhado (CSC), que também pode ser chamado de Shared Service Center, é entendido como uma estrutura de centralização. O CSC funciona de forma semi autônoma dentro de uma organização e concentra atividades de diferentes setores em apenas um lugar.

O que é área de CSC?

Os Centros de Serviços Compartilhados, comumente chamados apenas de CSC, são unidades operacionais que reúnem funções de apoio de uma empresa. Dentro desses locais, estão demandas de departamentos diversos, a exemplo de administração, marketing, finanças, tecnologia da informação e recursos humanos.

Qual o objetivo de se implementar uma central de serviços?

reduzir falhas geradas nos processos; diminuir os gargalos e pontos de ineficiência; implementar melhores práticas de atividades de forma rápida, eficiente e menos custosa para a organização; ... potencializar resultados dos processos.

O que faz um gerente de centro de serviços compartilhados?

5 – Diretor de CSC (Centro de Serviços Compartilhados): O que faz: Promove a entrega dos serviços incluídos no CSC aos clientes internos acompanhando o nível de satisfação via indicadores de controle e desempenho, pré-acordados com os demais gestores. Gerencia as prioridades e objetivos e dimensiona a operação do CSC.

O que faz um assistente de CSC?

Nele, áreas como financeiro, controladoria, tecnologia da informação, RH, estoque e suprimentos são agrupadas em um escritório de serviço compactado que pode, com processos muito mais dinâmicos, atender as demandas de apoio direcionadas a ele.

O que faz um diretor de CSC?

5 – Diretor de CSC (Centro de Serviços Compartilhados): O que faz: Promove a entrega dos serviços incluídos no CSC aos clientes internos acompanhando o nível de satisfação via indicadores de controle e desempenho, pré-acordados com os demais gestores.

O que é CSC financeiro?

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma forma de organização de uma parte dos serviços da empresa que padroniza o atendimento e a realização das chamadas “atividades-meio”. Essas atividades incluem tudo o que não faz parte do core business da companhia.

Como saber o CSC da empresa?

O Código CSC deverá ser obtido por meio de acesso ao Portal do Contribuinte, acesse o menu "Portal do Contribuinte" e depois a opção "Acessar portal do Contribuinte". No portal que abrir, faça o login usando usuário e senha, ou usando o certificado digital. Ao realizar o login selecione a opção "Requisitar CSC".

Qual o objetivo principal da gestão na prestação de serviços?

A gestão de serviços é tudo o que gira em torno de uma organização para que ela esteja pronta para entregar suas soluções, de forma a satisfazer seus clientes. O grande objetivo da gestão de serviços é a garantia da satisfação do consumidor com a oferta e contratação de um, ou mais de um, dos serviços de uma empresa.

Quando surgiram os centros de serviços compartilhados?

  • Os primeiros Centros de Serviços Compartilhados que se tem notícia surgiram nos Estados Unidos, na década de 1970. Ainda que hoje eles sejam majoritariamente utilizado dentro da iniciativa privada, esse pensamento gerencial representou uma revolução em termos de gestão pública.

Quais são os benefícios do Centro de serviços compartilhados?

  • Um dos pontos principais que torna os Centros de Serviços Compartilhados tão importantes é a significativa redução de gastos que esse sistema possibilita. Ao reunir em um só prédio diversas áreas administrativas, como recursos humanos, finanças e tecnologia da informação, é possível otimizar a mão de obra para que ela não tenha tempo ocioso.

Quais são os pilares do conceito de centro de serviços compartilhados?

  • Abaixo os principais pilares do conceito de Centro de Serviços Compartilhados: Excelência na prestação de serviços – Cultura de prestador de serviço dentro da empresa onde os processos do negócio tornam-se clientes das áreas transacionais;

Qual a origem do Centro de serviços?

  • A origem do centro de serviços remonta à década de 1970 nos Estados Unidos, sendo que esse conceito chegou ao Brasil apenas nos anos 90. Por definição, no CSC são centralizadas as funções de apoio da organização para que as unidades de negócio possam focar exclusivamente no core business da empresa.