:

O que é o Centro obstétrico?

Índice:

  1. O que é o Centro obstétrico?
  2. Qual é a equipe que trabalha no Centro obstétrico?
  3. Quais as características do centro obstétrico?
  4. Qual a finalidade do Centro obstétrico?
  5. Como chama a sala de parto?
  6. O que é co em maternidade?
  7. Quais exames laboratoriais realizados no Centro Obstétrico?
  8. O que faz um auxiliar de enfermagem no Centro Obstetrico?
  9. O que deve conter na clínica obstétrica?
  10. Qual a estrutura do Centro Obstétrico?
  11. Quais são os protocolos de obstetrícia?
  12. Quais são os protocolos de Obstetrícia da Secretaria da Saúde do Ceará?
  13. Quais são os benefícios da Urgência Obstétrica?

O que é o Centro obstétrico?

Além dos partos normais e cesáreos, o Centro Obstétrico atende também a gestante com complicações na gravidez e curetagem. Por isso, o Centro Obstétrico realiza o acolhimento com classificação de risco, atendendo a todos os casos com prioridade para os mais urgentes.

Qual é a equipe que trabalha no Centro obstétrico?

Cada equipe conta com um médico obstetra, enfermeira obstetra, médico anestesista, neonatologista e técnica de enfermagem. Cada especialista possui um papel específico no Centro Obstétrico.

Quais as características do centro obstétrico?

A estrutura do Centro Obstétrico conta com sala de recepção e exames às gestantes, dois boxes de pré-parto, três salas equipadas para os partos e sala de recuperação exclusiva para acolher até seis mamães.

Qual a finalidade do Centro obstétrico?

LEMOS 6 define centro obstétrico como um conjunto de dependências pla- nejadas, edificadas e equipadas com a finalidade de dar melhor assistência ao parto.

Como chama a sala de parto?

Centros de Parto Normal (CPN) Os CPN são unidades que estão vinculadas à estabelecimentos de saúde, onde a mulher tem o parto normal de risco habitual, em quartos PPP. É o mesmo tipo de quarto PPP para Centros Obstétricos, em hospitais.

O que é co em maternidade?

O Centro Obstétrico (C.O) é localizado dentro da ala da maternidade. Possui uma equipe especializada, formada por médicos obstetras, anestesiologistas e pediatras de plantão e equipe de enfermagem capacitada.

Quais exames laboratoriais realizados no Centro Obstétrico?

Componentes da avaliação pré-natal de rotina

TipoConsulta inicialConsulta de acompanhamento
Testes cervicaisTeste cervical de Papanicolau
Exame de urinaCultura de urina
Proteína urinária e determinação de glicoseX
Outros testesTriagem para tuberculose (se houver risco)

O que faz um auxiliar de enfermagem no Centro Obstetrico?

Acolher e apoiar a paciente em todo o trabalho de parto. Monitorar os sinais e sintomas da evolução do parto. Orientar e oferecer os métodos não farmacológicos de alívio da dor. Prestar um atendimento humanizado a paciente e seu acompanhante.

O que deve conter na clínica obstétrica?

A lista inclui:

  • Papanicolau;
  • Exame de sangue;
  • Exame de Urina;
  • Ultrassom obstétrico;

Qual a estrutura do Centro Obstétrico?

  • A estrutura do Centro Obstétrico conta com sala de recepção e exames às gestantes, dois boxes de pré-parto, três salas equipadas para os partos e sala de recuperação exclusiva para acolher até seis mamães.

Quais são os protocolos de obstetrícia?

  • PROTOCOLOS DE OBSTETRÍCIA PROTOCOLOS DE OBSTETRÍCIA SECRETARIA DA SAÚDE Secretário da Saúde Ciro Ferreira Gomes Secretária Adjunta Lilian Alves Amorim Beltrão Secretário Executivo Acilon Gonçalves Pinto Júnior Coordenadoria de Políticas Públicas de Atenção à Saúde Vera Maria Câmara Coelho Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

Quais são os protocolos de Obstetrícia da Secretaria da Saúde do Ceará?

  • Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Coordenadoria de Gestão de Trabalho e da Educação em Saúde - CGTES José Maria Ximenes Guimarães Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde - NUCIT Waldélia Maria Santos Monteiro P967 Protocolos de obstetrícia da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará / Francisco José Costa Eleutério...

Quais são os benefícios da Urgência Obstétrica?

  • Trata-se de um instrumento destinado a favorecer a organização das portas de entradas dos serviços de urgência obstétrica, garantindo acesso com qualidade às mulheres no período gravídico puerperal e assim impactar positivamente nos indicadores de morbidade e mortalidade materna e perinatal.