:

O que significam os números e letras do chassi?

Índice:

  1. O que significam os números e letras do chassi?
  2. Como é composta a numeração do chassi?
  3. O que significam os números do motor?
  4. Como saber o mês de fabricação do veículo pelo chassi?
  5. Qual o significado do número de chassi?
  6. Quais os perigos de informar o chassi?
  7. Como é composto o número do chassi de moto?
  8. Como consultar o número do motor do veículo?
  9. Como descobrir a cor original do veículo pelo chassi?
  10. Qual a numeração do chassi?
  11. Quais são as letras do chassi?
  12. Por que as letras não podem ser usadas na sequência numérica de chassi?
  13. Qual é o primeiro dígito do chassi?

O que significam os números e letras do chassi?

A primeira letra – ou número – se refere ao continente em que o carro foi produzido. Os números 8 e 9, por exemplo, representam que o automóvel foi produzido na América Latina. O segundo elemento alfanumérico indica o país de origem, no caso do nosso exemplo, o Brasil, representado pela letra B.

Como é composta a numeração do chassi?

O número do chassi é uma espécie de número de série formado por 17 caracteres, cada um com uma função diferente para identificar o veículo, sua origem, marca, modelo e outras informações. Esse número pode ser encontrado tanto no vidro do carro como também na porta do condutor, motor e abaixo do banco do passageiro.

O que significam os números do motor?

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o campo de observações do CRLV é livre e utilizado pelos Detrans para registro de informações que os órgãos considerem pertinentes. Normalmente, explicou a assessoria do órgão, o número do motor é impresso no documento do veículo se houve troca.

Como saber o mês de fabricação do veículo pelo chassi?

Alguns fabricantes codificam o ano e o mês da fabricação nos últimos seis dígitos do chassi. A Fiat é um exemplo. Porém, estas convenções do código dos últimos seis dígitos variam de acordo com a empresa. A concessionária mais próxima poderá saber se o fabricante revela a data de fabricação nos últimos seis dígitos.

Qual o significado do número de chassi?

[ Automóvel ] Conjunto do quadro, motor, caixa de velocidades , diferencial, direcção , travões e rodas do automóvel. 3. [ Cinema ] Caixa metálica cilíndrica para guardar a película.

Quais os perigos de informar o chassi?

Qualquer número que esteja diferente do que consta no CRLV indica que o carro foi possivelmente adulterado, seja em função de avaria física, furto ou roubo . No primeiro caso, o veículo pode ter sido remarcado porque, em um acidente, a numeração foi danificada por completo e houve a necessidade de substituição da peça.

Como é composto o número do chassi de moto?

O chassi de moto é uma espécie de estrutura que permite a identificação do veículo dentro da série de fabricação. Aliás, essa série é composta por 17 caracteres — incluindo números e letras —, onde cada um possui uma função e significado diferente para a especificação dos dados do veículo.

Como consultar o número do motor do veículo?

Com o número do chassi e/ou motor em mãos é possível realizar a pesquisa pelo site da Consultas Prime. Para consultar Chassi e Número do Motor acesse o site e procure pela consulta “Localizador de Motor”. Depois basta preencher o campo com o número do motor que deseja pesquisar.

Como descobrir a cor original do veículo pelo chassi?

Outra forma de consultar a cor do carro pelo chassi é ligando para uma concessionária ou oficina autorizada da marca para saber a cor do veículo pelo número do chassi. É um procedimento simples, e geralmente eles tem um banco de dados com esse tipo de informações na concessionária ou autorizada.

Qual a numeração do chassi?

  • O número do chassi é marcado na fábrica, de modo que cada um possui uma numeração única. Vale destacar que a numeração também é gravada em todos os vidros desde 1999, conforme definido no Art. 114 do Código de Trânsito Brasileiro.

Quais são as letras do chassi?

  • Por fim, o terceiro caractere do número do chassi identifica a fabricante do veículo. O W, nesse caso, corresponde à Volkswagen. Um carro fabricado na Coreia do Sul, por exemplo, tem o chassi iniciado pelas letras K. Na segunda parte estão as informações descritiva do veículo.

Por que as letras não podem ser usadas na sequência numérica de chassi?

  • A norma NBR 6066 (2001) diz que as letras O, I e Q não podem ser usadas na sequência numérica de chassi, devido à probabilidade em confundir as letras com outros caracteres.

Qual é o primeiro dígito do chassi?

  • Chassi começando com 9 indica produção brasileira O primeiro dígito é um número, que indica o país de fabricação do automóvel. No caso de veículo feito no Brasil, o número é 9. Automóveis montados nos Estados Unidos são identificados pelos números 1, 4 ou 5.