:

Qual a diferença entre autonomia decretada e autonomia construída?

Índice:

  1. Qual a diferença entre autonomia decretada e autonomia construída?
  2. Como é construída a autonomia da escola?
  3. O que é a autonomia da escola?
  4. O que é a autonomia construída pelo coletivo escolar?
  5. Qual a concepção do autor Barroso com relação à autonomia da escola?
  6. Quais os princípios da autonomia administrativa financeira e pedagógica?
  7. O que é a autonomia administrativa?
  8. Quais são as bases da autonomia da escola?
  9. Qual a importância de se buscar a autonomia da escola e como é possível fazer isso?

Qual a diferença entre autonomia decretada e autonomia construída?

Autonomia decretada – consiste na transferência de competências, por meio de decretos, da administração central e regional para as unidades escolares. Autonomia construída – refere-se à construção coletiva e democrática de projetos, na escola, que atendam aos anseios da comunidade a que pertence.

Como é construída a autonomia da escola?

Para a construção da autonomia da escola faz-se necessário a elaboração de um verdadeiro projeto pedagógico, ou seja, a produção de um grande documento, fruto de discussão e do consenso entre todos os trabalhadores da escola acerca do futuro pretendido para a instituição e seus atores (JÚNIOR, 2002, p. 206).

O que é a autonomia da escola?

A autonomia é um dos pilares da educação integral. ... Na concepção da educação integral, o conceito pode ser entendido como a capacidade de elaborar uma reflexão crítica diante da realidade e do conteúdo apresentado, adquirindo liberdade intelectual e possibilitando novas conexões para além das instituições.

O que é a autonomia construída pelo coletivo escolar?

A autonomia pressupõe co-responsabilidade quando requer participação da comunidade na tomada de decisões pelos representantes de todos os segmentos da comunidade escolar: pais, alunos, professores e servidores administrativos, e assegura a democratização e autonomia para utilização dos recursos financeiros destinados a ...

Qual a concepção do autor Barroso com relação à autonomia da escola?

Desta forma, Barroso (1996A) considera que a autonomia da escola deve ser construída e não decretada. A autonomia da escola tem de ter em conta a especificidade da organização escolar, sendo construída pela interacção dos diferentes actores organizacionais em cada escola (Barroso, 1995B).

Quais os princípios da autonomia administrativa financeira e pedagógica?

A autonomia administrativa da escola evita que esta seja submetida a uma administração na qual as decisões a ela referentes sejam tomadas fora dela e por pessoas que não conhecem a sua realidade, contribuindo, desse modo, para que a comunidade escolar possa, por meio da vivência de um processo democrático e ...

O que é a autonomia administrativa?

Já a autonomia administrativa, quer dizer que a própria instituição possui aptidão para dirigir a própria organização interna de seus membros, e que tais, por si só, exercem a prática administrativa.

Quais são as bases da autonomia da escola?

O princípio da autonomia da escola pretende responder aos requisitos da sociedade atual, caracterizados por atendimento rápido às demandas, de acordo com suas peculiaridades, com uso eficiente de recursos e demonstração de resultados, tornando-se pré-requisito para a organização do sistema educacional, segundo esse ...

Qual a importância de se buscar a autonomia da escola e como é possível fazer isso?

O objetivo da autonomia é a busca pela qualidade com equidade e o fortalecimento da escola através de práticas antiautoritárias e centralizadas. ... É nessa dimensão que encontramos a identidade e função social da escola. Através dela a escola define as atividades pedagógico-curriculares.