:

O que causa aumento de plaquetas no sangue?

Índice:

  1. O que causa aumento de plaquetas no sangue?
  2. O que pode diminuir as plaquetas?
  3. Qual o aumento no número de plaquetas?
  4. Qual a causa das plaquetas altas?
  5. Como reduzir as plaquetas altas?
  6. Qual a qualidade das plaquetas?

O que causa aumento de plaquetas no sangue?

O aumento no número de plaquetas, também chamado de plaquetose ou trombocitose, pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina, por exemplo.

O que pode diminuir as plaquetas?

No entanto, existem diversas situações que podem causar a diminuição da quantidade de plaquetas, como por exemplo infecções, como a dengue, uso de remédios, como heparina, doenças relacionadas com a imunidade, como púrpura trombocitopênica e, até mesmo, câncer.

Qual o aumento no número de plaquetas?

  • O incremento no número das plaquetas é conhecido medicamente como trombocitose. Quando a contagem é muito elevada o paciente corre o risco de que os coágulos de sangue obstruam os vasos sanguíneos, podendo produzir sérios problemas de saúde como um acidente vascular cerebral (AVC), um infarto do miocárdio ou uma trombose nas extremidades.

Qual a causa das plaquetas altas?

  • Trata-se de uma reação do corpo, pois diante da diminuição de glóbulos vermelhos derivada da ausência de ferro, o corpo produz mais plaquetas. As plaquetas altas podem dever-se também à Síndrome Nefrótica, uma doença causada por diversos transtornos que produz danos renais.

Como reduzir as plaquetas altas?

  • O primeiro passo para reduzir as plaquetas altas é identificar a causa a partir de um hemograma completo. Somente com o diagnóstico capaz de explicar o porquê desse aumento é possível saber como diminuir a quantidade.

Qual a qualidade das plaquetas?

  • Não somente a contagem de plaquetas é importante, mas também a qualidade das plaquetas produzidas pela medula óssea. Algumas doenças relacionadas com a qualidade das plaquetas são a Doença de Von Willebrand, que está relacionada com o processo de coagulação, Síndrome de Scott, Trombastenia de Glanzmann e a Síndrome de Bernard-Soulier.