:

O que é hidronefrose nos rins?

Índice:

  1. O que é hidronefrose nos rins?
  2. O que fazer quando o rim está dilatado?
  3. Como pode ser feito o tratamento da dilatação pielocalicial?
  4. Como controlar a dilatação?
  5. Quando a dilatação é inferior a 10 mm?
  6. Quando é detectada a dilatação no bebê?

O que é hidronefrose nos rins?

Ela ocorre quando há algum tipo de obstrução no canal da urina, que geralmente impede que a urina se desloque, fazendo com que ela se acumule na região da bexiga. Dessa forma, os rins também são afetados e acabam se dilatando, podendo levar o paciente a um caso de insuficiência renal.

O que fazer quando o rim está dilatado?

O tratamento para o problema dependerá da causa da obstrução. Se for cálculo ureteral, uma das origens mais comuns do rim dilatado, é necessária a endoscopia urinária para quebrar as pedras com laser. Nos rins dilatados é frequente a utilização de antibiótico profilaxia para reduzir risco de infecções urinárias graves.

Como pode ser feito o tratamento da dilatação pielocalicial?

  • No adulto, o tratamento da dilatação pielocalicial pode ser feito com medicamentos prescritos pelo nefrologista ou cirurgia, de acordo com a doença renal que originou a dilatação. Por: Tua Saúde. Publicado em: 16.

Como controlar a dilatação?

  • A evolução da dilatação é controlada mediante ecografias renais. Os casos menos graves (dilatação peilocalicial de menos de 10 mm) apenas necessitam de ser controlados pelo pediatra, não sendo necessário fazer medicação. Se a dilatação for superior a 10 mm é necessário administrar antibióticos.

Quando a dilatação é inferior a 10 mm?

  • Quando a dilatação é inferior a 10 mm, o bebê apenas necessita de fazer várias ecografias para o pediatra controlar a sua evolução, pois, normalmente, a dilatação tende a desaparecer. Quando a dilatação é superior a 10 mm, o tratamento é feito com antibióticos prescritos pelo pediatra.

Quando é detectada a dilatação no bebê?

  • Em alguns casos, a dilatação pode ser detectada no bebê ainda no útero materno, nos exames de ultrassom de rotina, mas normalmente é confirmada após o nascimento do bebê.