:

O que é presença de shunt?

Índice:

  1. O que é presença de shunt?
  2. O que significa VCSE?
  3. O que é shunt residual?
  4. O que é um aneurisma de septo?
  5. Porque ocorre o shunt?
  6. Qual a diferença entre shunt e espaço morto?
  7. O que é dilatação do seio Coronario?
  8. Onde está localizada a veia cava?
  9. O que é shunt arterial?
  10. Qual tratamento para aneurisma de septo interatrial?

O que é presença de shunt?

Um shunt é uma comunicação anormal entre os compartimentos ou vasos sanguíneos. Os canais anormais permitem o fluxo de sangue da esquerda para a direita ou a o contrario dependendo das relações de pressão.

O que significa VCSE?

A veia cava superior esquerda (VCSE) é uma estrutura embrionária persistente que não regride, normalmente, durante o desenvolvimento fetal. Isto ocorre em até 10% dos indivíduos com CC e poderá ocorrer como uma anomalia isolada em 0,3% da população.

O que é shunt residual?

Em menos de 5% dos casos continua havendo uma mínima passagem de sangue através do septo interatrial. Isso acontece principalmente em casos mais complexos, em que as CIAs são grandes ou existem mais de um orifício, que pode ficar parcialmente descoberto pela prótese. Isto é o que chamamos de “shunt residual”.

O que é um aneurisma de septo?

Caracterizado como redundância ou deformação sacular do septo interatrial associado a um aumento da mobilidade, o aneurisma do septo interatrial (ASI) é uma alteração cardíaca com relevância clínica ainda incerta.

Porque ocorre o shunt?

O efeito shunt acontece quando essa relação está desequilibrada e a perfusão excede a ventilação, causando hipoxemia (baixo conteúdo e pressão de oxigênio no sangue). Quando o desequilíbrio tem taxas baixas, de até 5%, diz-se que é um shunt fisiológico, sem danos maiores, sendo aceitável dentro de uma margem de erros.

Qual a diferença entre shunt e espaço morto?

A diminuição da perfusão relativa à ventilação (como ocorre na embolia pulmonar, por exemplo) é um exemplo de espaço morto aumentado. O espaço morto é uma parte das vias aéreas em que a troca gasosa não acontece, como a traquéia.

O que é dilatação do seio Coronario?

Seio coronário sem teto é uma anomalia cardíaca muito rara, comumente associada a veia cava superior persistente. Seu diagnóstico costuma ser difícil, mas sinais clínicos e achados ecocardiográficos de shunt interatrial devem levantar suspeitas.

Onde está localizada a veia cava?

Na anatomia humana, a veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar através da junção das veias ilíacas comuns, e termina no átrio direito .

O que é shunt arterial?

Shunt é o termo utilizado para descrever o sangue que entra no leito arterial sistêmico sem passar pelas áreas ventiladas do pulmão, levando à redução da pressão arterial parcial de oxigênio (PaO2).

Qual tratamento para aneurisma de septo interatrial?

Tanto o Aneurisma do septo interatrial quanto o Forame oval patente não precisam de tratamento. Eles não precisam de fechamento cirúrigco. Há pouca controvérsia de médicos quanto ao fechamento no Forma oval patente e raramente se indica uma cirurgia para fechar.