:

Quanto é considerado bilirrubina alta?

Índice:

  1. Quanto é considerado bilirrubina alta?
  2. Como calcular a bilirrubina direta?
  3. Como ocorre o aumento da bilirrubina?
  4. Por que a bilirrubina indireta está aumentada?
  5. Quais são os valores e referências da bilirrubina?
  6. Qual a diferença entre bilirrubina indireta ou não conjugada?

Quanto é considerado bilirrubina alta?

Quando o nível de bilirrubina é maior do que 30 mg/l, tanto a pele quanto os olhos se tornam amarelos devido à alta concentração de bilirrubina. Esse processo é chamado de icterícia.

Como calcular a bilirrubina direta?

A medição é linear até 25,0 mg/dL. Quando for obtido um valor igual ou maior que 25,0 mg/dL, diluir a amostra com NaCl 150 mmol/L (0,85%), realizar nova medição e multiplicar o resultado pelo fator de diluição. Diluir a amostra de tal modo que o valor encontrado se situe entre 1,0 e 10,0 mg/dL.

Como ocorre o aumento da bilirrubina?

  • O aumento da bilirrubina, conhecida como hiperbilirrubinemia, costuma produzir o aparecimento de uma condição denominada icterícia, um sintoma claro de que algo em nosso corpo não anda bem com a bilirrubina.Esta condição caracteriza-se por fazer com que a pele e as mucosas tenham um tom amarelo fora do normal.

Por que a bilirrubina indireta está aumentada?

  • Anemia perniciosa; Hemoglobinopatias; Transfusões de sangue. Além disso, também existem casos em que a bilirrubina indireta está aumentada devido a uma síndrome, conhecida como Síndrome de Gilbert, na qual existe uma alteração genética que impede o fígado de eliminar corretamente a bilirrubina.

Quais são os valores e referências da bilirrubina?

  • Os valores e referência da bilirrubina total e frações (direta e indireta) podem variar de laboratório para laboratório. Por este motivo, os valores apresentados são um guia para que você compreenda o resultado do seu exame.

Qual a diferença entre bilirrubina indireta ou não conjugada?

  • Bilirrubina indireta ou não conjugada: é a substância que se forma no momento da destruição dos glóbulos vermelhos no sangue e que depois é transportada para o fígado. Por isso, sua concentração é maior no sangue e pode estar alterada quando existe alguma condição envolvendo as hemácias, como a anemia hemolítica, por exemplo;