:

Qual a diferença entre apatia e empatia?

Índice:

  1. Qual a diferença entre apatia e empatia?
  2. Que significa apatia dicionário?
  3. Qual a origem do termo empatia?
  4. Qual a diferença entre simpatia e empatia?
  5. Qual o significado da apatia espiritual?
  6. Qual a origem da palavra apatia?

Qual a diferença entre apatia e empatia?

A apatia revela uma ausência de sentimentos, incapacidade de ter emoções relacionadas com outras pessoas. Por outro lado, a empatia faz com que um indivíduo se coloque na situação do outro, como se fosse capaz de sentir os seus sentimentos de alegria ou tristeza.

Que significa apatia dicionário?

adjetivo Que expressa apatia, insensibilidade, indiferença. Que não é sensível a; indiferente: manteve-se apático com meu sofrimento. [Por Extensão] Sem ânimo, energia; desanimado: funcionário apático. Etimologia (origem da palavra apático).

Qual a origem do termo empatia?

  • Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

Qual a diferença entre simpatia e empatia?

  • A simpatia, por exemplo, costuma unir as pessoas através das afinidades, ou seja, do que elas possuem em comum. Já a empatia não costuma acontecer necessariamente por afinidade, já que ela ocorre por um processo de compreensão da situação vivida pela outra pessoa.

Qual o significado da apatia espiritual?

  • No âmbito da filosofia, apatia é a carência de afetos ou paixões, ou ataraxia. No contexto teológico, a apatia pode estar relacionada com o desprendimento completo dos bens terrenos. Apesar disso, o conceito de apatia espiritual remete para uma pessoa que está distante de Deus, não tendo vontade e/ou forças para buscar a vontade de Deus para ...

Qual a origem da palavra apatia?

  • A palavra apatia tem origem no grego apátheia, onde páthos que remete para “aquilo que afeta o corpo e a alma". É o estado de uma alma indiferente, que não é suscetível de se emocionar por falta de sensibilidade ou de sentimento. A apatia pode ser um sintoma de algumas doenças, como a depressão.