:

O que é uma adaptação curricular?

Índice:

  1. O que é uma adaptação curricular?
  2. Para que serve adaptação curricular?
  3. Como fazer uma adaptação curricular?
  4. O que é flexibilização e adaptação curricular?
  5. Quais são os tipos de adaptações curriculares?
  6. Qual a importância da flexibilização e adaptação curricular?
  7. Porque a flexibilização e adaptação curricular é importante?
  8. Como deve ser feita a adaptação curricular?
  9. Como é definido o termo “adaptações curriculares”?
  10. Quais são as adaptações curriculares significativas?
  11. Como se enquadram as adaptações curriculares?

O que é uma adaptação curricular?

Adaptações Curriculares São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

Para que serve adaptação curricular?

As Adaptações Curriculares são os ajustes e modificações que devem ser promovidos nas diferentes instâncias curriculares, para responder às necessidades de cada aluno, e assim favorecer as condições que lhe são necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem.

Como fazer uma adaptação curricular?

Confira, o passo a passo de como preparar essa adaptação, desde o ambiente doméstico até chegar ao escolar.

  1. Faça um balanço do ano anterior. ...
  2. Aplicação de avaliações. ...
  3. Planejamento de ensino individualizado. ...
  4. Acompanhamento fonoaudiólogo para a adaptação curricular. ...
  5. O trabalho da escola.

O que é flexibilização e adaptação curricular?

Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. Pressupõe que se realize adaptação curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos com deficiência.

Quais são os tipos de adaptações curriculares?

a criação de condições físicas, ambientais e materiais para o aluno, em sua unidade escolar: a adaptação do ambiente físico escolar; a aquisição do mobiliário específico necessário; a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos; a adaptação de materiais de uso comum em sala de aula; a capacitação ...

Qual a importância da flexibilização e adaptação curricular?

Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. Pressupõe que se realize adaptação curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos com deficiência.

Porque a flexibilização e adaptação curricular é importante?

A flexibilidade curricular permite o envolvimento do estudante em atividades variadas. Tais práticas trabalham no sentido de desenvolver habilidades e competências, não somente em áreas relacionadas à formação, como em aspectos emocionais e sociais.

Como deve ser feita a adaptação curricular?

  • É importante levar em conta o processo de introdução da adaptação curricular. A decisão deve ser acordada pelo conjunto de profissionais envolvidos no processo educativo. Além disso, em qualquer caso, deve ser realizada por escrito.

Como é definido o termo “adaptações curriculares”?

  • No Brasil, o termo “adaptações curriculares”, voltado ao ensino comum, foi citado pela primeira vez no texto da Política Nacional de Educação Especial (BRASIL, 1994) e em 1999 foi definido no texto da Política Nacional para Educação Básica como:

Quais são as adaptações curriculares significativas?

  • Por outro lado, as adaptações curriculares significativas são definidas como aquelas em que os elementos básicos do currículo são modificados.

Como se enquadram as adaptações curriculares?

  • A maioria das adaptações curriculares se enquadra neste subgrupo. Por exemplo, um aluno do segundo ano com deficiência mental pode estar estudando o conteúdo da sexta série, o que é mais adequado ao seu nível cognitivo e conhecimento. Expansão do conteúdo