O que é apresentar quesitos?
Índice:
- O que é apresentar quesitos?
- Qual o prazo para apresentação de quesitos?
- Quando podem ser pedidos quesitos suplementares no processo?
- Como se classificam os quesitos periciais?
- Quem elabora os quesitos?
- O que é um quesitos complementares?
- Qual o prazo para apresentação de quesitos e indicação de assistente técnico pelas partes?
- Qual o prazo para que as partes apresentarem quesitos e ou indiquem assistentes técnicos?
- O que é um quesito suplementar?
- O que é laudo pericial suplementar?
- Qual o prazo para apresentação de quesitos suplementares?
- Como se classificam os quesitos apresentados pelo juízo?
- Quais são os quesitos suplementares?
O que é apresentar quesitos?
Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia. Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz.
Qual o prazo para apresentação de quesitos?
465 do CPC/2015 também disponha que o prazo para apresentar os quesitos da prova pericial será de 15 dias a partir da nomeação do perito, o momento não é exclusivo. Ou seja, quesitos suplementares poderão ser apresentados durante a diligência.
Quando podem ser pedidos quesitos suplementares no processo?
As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito previamente ou na audiência de instrução e julgamento. Parágrafo único. ... O artigo 469 é enfático ao dispor que as partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência.
Como se classificam os quesitos periciais?
O que são espécies de quesitos periciais?
- I – DEFINIÇÃO LITERAL E LEGAL DO GÊNERO QUESITOS.
- II – PRAZO PARA APRESENTAÇÃO.
- III – PRECLUSÃO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE QUESITOS.
- IV – QUESITOS PRELIMINARES.
- V – QUESITOS SUPLEMENTARES.
- VI – QUESITOS IMPERTINENTES.
- VII – QUESITOS DE ESCLARECIMENTO.
Quem elabora os quesitos?
Quem elabora os quesitos na perícia judicial e quem responde os quesitos? O assistente técnico contratado pela parte de um processo sugere quesitos por e-mail ao advogado. Este os copia, cola-os em uma petição e junta a mesma ao processo. O juiz também pode apresentar quesitos.
O que é um quesitos complementares?
Os quesitos complementares eram utilizados pelas partes para pedir explicações aos peritos quanto às dúvidas existentes a respeito do laudo, na época do antigo CPC.
Qual o prazo para apresentação de quesitos e indicação de assistente técnico pelas partes?
Intimadas da nomeação do perito, as partes poderão, no prazo de 15 (quinze) dias, indicar assistente técnico, apresentar quesitos, e, se for o caso, arguir impedimento ou suspeição. O perito, por sua vez, ciente de sua nomeação, e entendendo não ser o caso de se escusar (arts.
Qual o prazo para que as partes apresentarem quesitos e ou indiquem assistentes técnicos?
§ 1o Incumbe às partes, dentro em 5 (cinco) dias, contados da intimação do despacho de nomeação do perito: I - indicar o assistente técnico; II - apresentar quesitos.
O que é um quesito suplementar?
Os quesitos suplementares, por sua vez, são os pontos levantados pelas partes e submetidos à apreciação do Perito durante as diligências, como previsto pelo legislador no art. 425 do CPC, “in verbis”: “CPC, art. 425 - Poderão as partes apresentar, durante a diligência, quesitos suplementares.
O que é laudo pericial suplementar?
Trata-se de um erro, pois se o laudo do perito e dos assistentes técnicos não foi esclarecedor, deverá ser realizada uma segunda perícia, com a mesma intenção da primeira, sendo, para tanto, nomeado outro perito.
Qual o prazo para apresentação de quesitos suplementares?
- Tema bastante controvertido refere-se também ao prazo para a apresentação de quesitos suplementares, visto que, de acordo com a norma de regência, tempestiva é a sua apresentação durante as diligências.
Como se classificam os quesitos apresentados pelo juízo?
- Em tal espécie também se classificam os quesitos apresentados pelo juízo [7], após o exame da matéria e eventual indeferimento de proposições apresentadas pelas partes.
Quais são os quesitos suplementares?
- Os quesitos suplementares, por sua vez, são os pontos levantados pelas partes e submetidos à apreciação do Perito durante as diligências, como previsto pelo legislador no art. 425 do CPC, “in verbis”: “CPC, art. 425 - Poderão as partes apresentar, durante a diligência, quesitos suplementares.